https://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/issue/feedIniciacom2025-05-21T21:36:42-03:00Iniciacominiciacom@intercom.org.brOpen Journal Systemshttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/5018Expediente2025-05-21T21:36:42-03:00Equipe Editorialrevistainiciacom@intercom.org.br2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/5017A TRIGÉSIMA SEGUNDA2025-05-21T21:34:48-03:00Silvio Simonsilvio.simon@univille.br<p>É com imensa alegria que chegamos à trigésima segunda edição no final de 2024. Encerramos o ano com mais uma publicação da Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que mantém o objetivo de valorizar os estudos realizados, principalmente, pelos jovens que integram grupos de trabalho da Iniciação Científica e da graduação em suas instituições. Para nós da comissão editorial, é um orgulho observar a diversidade das pesquisas científicas da área da Comunicação a partir de investigações teóricas e empíricas, tão necessárias para compreender o contexto social, educacional, cultural e comportamental de uma sociedade em pleno movimento.<br>Esta edição é composta por nove artigos, sendo três ligados ao universo da publicidade e os demais com abordagens que provocam reflexões sociais, produzidos por 20 autoras e autores de diferentes instituições. Cada trabalho apresenta investigações da ciência da comunicação sob novas perspectivas.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4720O indivíduo com transtorno do espectro autista (TEA) como público-alvo das propagandas e publicidades2024-08-21T00:14:08-03:00Luana Maia Woidaluanamwoida@gmail.comAline Correia Rodriguesalinecorreiarodrigues@hotmail.com<p>O objetivo desta pesquisa é identificar como as publicidades chegam aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com a análise da escala de Likert e análise de respostas dissertativas. Conclui-se que para que haja uma verdadeira inclusão, assunto vinculado ao marketing social e marketing de causa, maior cuidado deve ser dado a itens como cores, movimentos e sons usados nas propagandas/publicidades.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4846Posicionamento de uma marca brasileira no exterior: estratégias de internacionalização da Farm Rio no mercado italiano2024-12-16T13:34:08-03:00Catarina Hofmeister Fleckcatarinahfleck@gmail.comEduardo Zilles Borbaezillesborba@ufrgs.br<p>O trabalho investiga o posicionamento da marca brasileira Farm Rio no mercado italiano. O seguinte problema de pesquisa foi lançado: como a Farm Rio construiu o seu posicionamento de marca a partir da campanha de lançamento em Milão? Para responder a esse questionamento, além de apresentar uma fundamentação teórica sobre posicionamento, branding e marketing internacional, foi conduzida uma pesquisa empírica através da observação e da análise qualitativa de postagens da marca no Instagram. Os resultados indicam que a Farm Rio construiu seu posicionamento focado no estrangeirismo para a percepção da mulher italiana, em que valoriza a cultura brasileira na estética da sua comunicação.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4716Diversidade na publicidade: case Doritos Rainbow 2022 #RespeitaMinhaIdentidade2024-07-31T19:28:30-03:00Sabrina Camargo de Araujo Santossabrinacamargoaraujo@gmail.comCarlise Nascimento Borgescarlise.com@gmail.com<p>Este artigo analisa comentários da campanha #RespeitaMinhaIdentidade paraentender a contribuição de campanhas que abordam pautas sociais e representam a comunidade LGBTQIA+. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa fundamenta se em conceitos de publicidade, responsabilidade corporativa e cultura da marca (Sant'anna, 2009; Santos, 2005; Kotler, Kartajaya, Setiawan, 2010). A análise empírica, baseada em estudos de recepção (Jacks, 2015; Martín-Barbero, 2004), examina a percepção das pessoas nos comentários dos posts publicados pela marca Doritos em seu Instagram, durante a campanha, destacando a importância do posicionamento sólido e contínuo das marcas em causas sociais capazes de gerar pertencimento e engajar seus consumidores.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4744Comunicação, linguagem e violência simbólica: o idioma como identidade e mediação cultural em movimentos migratórios2024-07-27T18:02:40-03:00Lucas Piva Calixtolucaspivacalixto@gmail.comJozieli Cardenaljozieli.cardenal@unidep.edu.br<p>Este artigo explora a linguagem como elemento fundamental na construção da identidade com base nas teorias de autores como Bakhtin (2014), Fanon (2008), Bourdieu (1989), Santos (2007) e Martín-Barbero (1997). A reflexão proposta entende a linguagem não apenas como meio de comunicação, mas como um campo em que as identidades são constantemente negociadas e reconfiguradas enquanto manifestações de violência simbólica. Para tanto, discute a problemática a partir da apropriação cultural da linguagem em movimentos migratórios, mais especificamente a imigração haitiana em um município paranaense.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4904Um Furacão Chamado Hilda: de que maneira a prostituição está inserida dentro da minissérie Hilda Furacão?2024-12-04T11:29:00-03:00Isadora Ribeiro Silvasilva.isadora2001@gmail.comFelipe Viero Kolinski Machado Mendonçafelipeviero@gmail.com<p>Este artigo busca discutir a visão acerca da prostituição que está presente dentro da minissérie Hilda Furacão. Para chegar nesse objetivo, desenvolvemos uma Análise Crítica Cultural da Mídia, em diálogo com um protocolo analítico para o estudo de cenas audiovisuais. De um ponto de vista teórico, acionamos bases teóricas relativas aos estudos de gênero. Com isso, a dramatização da protagonista da trama cria uma hierarquia de poder dentro das relações de gênero e sexualidade, definindo o que é aceitável e o que não é.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4867Maternidade e puerpério: padrões estéticos e a autoimagem das recém-mães2024-10-24T15:10:49-03:00Maria Eduarda Andrade Mendonçamadumendonca7@gmail.comBruno Souza Lealbrunosleal@gmail.com<p>Diante da ascensão das redes sociais, o artigo pretende observar a relação entre imagens que são veiculadas no Instagram e os padrões estéticos que definem quais corpos são (ou não) passíveis de serem exibidos socialmente. O trabalho tem como enfoque os corpos de mulheres durante o puerpério e pretende, de modo exploratório, reaver imagens que propiciem um novo olhar sobre o período, viabilizando vivências maternas mais espontâneas e diversas.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4823Enquadramento Midiático de uma Celebridade Política na Internet: Uma análise sobre o Perfil da Drag Queen Rita Von Hunty2024-10-18T21:21:31-03:00Kamily de Oliveira Nogueirakamily.nogueira@ufv.brRicardo Duarte Gomes da Silvarduarte@ufv.br<p>Buscamos discutir o potencial das figuras célebres em informar e mobilizar públicos, através da análise da figura pública Rita Von Hunty, drag queen criadora do canal do YouTube Tempero Drag. Partimos da perspectiva metodológica de Enquadramento (França; Silva; Vaz, 2015), apoiada nos conceitos de celebridade, celebridade política e mídia radical, para traçar a construção de Rita como celebridade política e suas mudanças de enquadramento. Identificamos três fases na sua trajetória no canal (2015-2018, 2018-2021 e 2021-presente). As análises apontam que ela desempenha dois papéis principais: de educadora e referência, que reforçam sua formação como celebridade política e destacam seu potencial político.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4822A Autenticidade como estratégia política e a construção da notoriedade de Nikolas Ferreira2024-11-11T11:43:03-03:00Cibelle da Silva Ferreiracibelle.ferreira@ufv.brHenrique Mazettimazetti@ufv.br<p>O artigo tem o objetivo de analisar como o ideal da autenticidade é articulado na construção da notoriedade do deputado federal Nikolas Ferreira. Para isso, foram analisadas matérias jornalísticas que vinculam o deputado à noção de ser autêntico. Apoiados em pesquisas que discutem as transformações históricas da ideia de ser si mesmo, foram identificadas três dimensões mobilizadas por Nikolas Ferreira: autenticidade como sinceridade, como recusa de padrões sociais e como vitimismo.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacomhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4889Desinformação no front: uma análise sobre a guerra entre Israel e Hamas e seu impacto no contexto político brasileiro2024-11-17T12:54:13-03:00Marina Silva Camargo marinaasilvacamargo@gmail.comThiago Cury Luizthiago.luiz@ufmt.br<p>Em 7 de outubro de 2023, o Hamas atacou Israel, gerando desinformação que influenciou o contexto político brasileiro. Este trabalho analisa as narrativas fraudulentas sobre o atentado e seus desdobramentos, utilizando pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de checagens das agências Lupa e Aos Fatos. Conclui-se que o conflito intensificou a polarização política no Brasil, comprometendo a confiança no sistema de peritos.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iniciacom