O Bruxo De Morungava: Arqueologia Especulativa De Uma Assombração Cinematográfica

Autores

  • André Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cinema, Horror, Fantasmas, Arqueologia da mídia.

Resumo

O texto trata de uma experimentação em ficção teórica onde um pesquisador se vê às voltas com um filme perdido, O Bruxo de Morungava. Seu esforço é de traçar uma arqueologia tanto da produção como da recepção do filme através de artigos, entrevistas e impressões gerais que a obra causou ao longo dos anos no Brasil. Tendo como base as proposições acerca da relação entre o cinema e os fantasmas como elaborada por Jacques Derrida, o autor vincula o filme com eventos próprios da história do Brasil e da história do cinema, sempre o compreendendo de um ponto de vista espectral; ou seja, tomando como centro de sua pesquisa a ausência concreta do filme e a impossibilidade de assisti-lo. Trata-se de uma história de fantasma, onde um pesquisador é assombrado pela inexistência de um filme, o que não o impede de interpretá-lo e compreendê-lo teoricamente.

Biografia do Autor

André Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social pelo PPGCOM/UFRGS.

Referências

ASSMANN, Jan. The Price of Monotheism. Stanford: Stanford University Press, 2010.

DAVIS, Erik. Babalon Rising: Jack Parson’s Witchcraft Prophecy. S/D. Pdf na página do autor: https://www.academia.edu/35338116/Babalon_Rising_Jack_Parsons_Witchcraft_Prophecy Último acesso: 02/11/2020.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

FLUSSER, Vilém. Vampyroteuthis Infernalis. São Paulo: Annablume, 2012

GORDON, Avery. Ghostly Matters. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

HARAWAY, Donna. Staying With The Trouble. Durham: Duke University Press, 2016.

HELLER-NICHOLAS, Alexandra. Found Footage Horror Films: fear and the appearance of reality.

Jefferson: McFarland, 2014.

JAMES, Montague Rhodes. Ghost Stories of an Antiquary. Londres: Empire Books, 2012.

LE GUIN, Ursula K. Dancing at the Edge of the World. Nova York: Grove Press, 1997.

MONTEIRO, Duglas Teixeira. Os Errantes do Novo Século. São Paulo: Duas Cidades, 1974.

NEGARESTANI, Reza. Cyclonopedia: Complicity with Anonymous Materials. Londres: re:press, 2008.

PENDLE, George. Strange Angel: The otherwordly life of rocket scientist John Whiteside Parsons. Orlando: Harcourt Books, 2005.

QUEIRÓZ, Maria Isaura Pereira de. O Messianismo no Brasil e no Mundo. São Paulo: Dominus, 1965.

SCONCE, Jeffrey. Haunted Media. Durham: Duke University Press, 2000.

SZERZYNSKI, Bronislaw. From the Anthropocene epoch to a new Axial Age: using theory fictions to explore geo-spiritual futures. In: Religion in the Anthropocene. Wipf & Stock, p. 35 – 52, 2017.

THOMÉ, Nilson. Os Iluminados: Personagens e manifestações místicas e messiânicas no Contestado. Florianópolis: Insular, 1999.

TSING, Anna, et. al. (Ed.). Arts of Living in a Damaged Planet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2017.

WARREN, Louis S. God’s Red Son: The Ghost Dance Religion and the making of modern America. Nova York: Basic Books, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Araújo, A. (2021). O Bruxo De Morungava: Arqueologia Especulativa De Uma Assombração Cinematográfica. INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 1(1), 81–96. Recuperado de https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4183

Edição

Seção

Artigos