Os subgêneros do horror e os corpos periféricos na trilogia Fear Street
Palavras-chave:
Fear Street, Horror, Gêneros Cinematográficos, Estudos de Gênero, StreamingResumo
Fear Street é uma trilogia de filmes de horror dirigida por Leigh Janiak, lançada pela Netflix em Julho de 2021. A obra traz contribuições para o gênero ao trazer para o protagonismo corpos periféricos subrepresentados no horror e ao se debruçar em temáticas acerca do tratamento de seus corpos na sociedade.  Além disso, sua estrutura e estratégia de lançamento única - um misto de série e coletânea de filmes - permite que Leigh Janiak se debruce sobre imbricamentos e peculiaridades de três diferentes subgêneros: o suburbanismo fantástico, o slasher e o gótico estadunidense. No presente artigo, nos aprofundaremos, a partir da crítica genérica e feminista, em como Fear Street subverte expectativas dos seus espectadores ao transitar entre diferentes subgêneros e ao seu pautar em perspectivas subretratadas pelo cinema hegemônico.
Referências
ALTMAN, Rick. A Semantic/Syntactic Approach to Film Genre. Cinema Journal. VOl. 23, n.3, University of Texas, US. pp.6-18, 1984
BAXANDALL, Rosalyn; EWEN, Elizabeth. Picture Windows: How the Suburbs Happened. New York: Basic Books, 2000
CARDOSO, Glênis. Os Monstros que Fazem de Nós: A Bruxa. Verberenas Vol.1, n.0, 2015
CLOVER, Carol. Men, Women and Chain Saws: Gender in the Modern Horror Film. Princeton: Princeton UP, 2015
COONTZ, Stephanie. The Way We Never Were: American Families and the Nostalgia Trap. New York: Basic Books. 2ed. 2000
CORMIER, Jasmin; CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. Tecnostalgia: Del filtro retro a la nostalgia en Netflix. Vallencia: La Caja Books. 2018
EHRMAN, John. The Eighties. American in the Age of Reagan. 2005
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante. 2017
GREEN, David. The Finalizing Woman. Horror, Femininity and Queer Monsters. In Representations of Femininity in American Genre Cinema.. New York: Palgrave Macmillian, 2011
McFADZEAN, Angus. The suburban fantastic: A semantic and syntactic grouping in contemporary Hollywood cinema.. Science Fiction Film and Television, Volume 10, Issue 1 Liverpool University, Uk., pp. 1-25 2017
___________. Suburban Fantastic Cinema: Growing Up in the Late Twentieth Century. Wallflower Press. Columbia Univesity, NY. 2019
MERCHANT, Carolyn. The Death of Nature: Women, Ecology and the Scientific Revolution. Nova York: Harper & Row. 1980
MORGAN, Jack. The Biology of Horror. Southern Illinois University Press. 2002
MURPHY, Bernice. The Suburban Gothic in American Popular Culture. Palgrave McMillian, Uk. 2009
NEALE, Steven. Genre and Hollywood. Londres: Routledge, 2000
PINEDO, Isabel Cristina. Recreational Terror Women and the Pleasures of Horror Film Viewing. Albany, N.Y.: State U of New York, 1997.
SIROTA, David. Back to Our Future: How the 1980s Explain the World We Live in Now—Our Culture, Our Politics, Our Everything. New York: Ballantine Books, 2011
TROY, G. Morning in America: How Ronald Reagan Invented the 1980s. Princeton, NJ: Princeton University Press.2005
WETMORE JR., Kevin. (Editor) Uncovering Stranger Things: Essays on Eighties Nostalgia, Cynicism and Innocence in the Series, McFarland Company, North Carolina. 2018