Sons do medo: o horror nos audiolivros

Autores

  • Alexia Rodriguez Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Ana Maria Acker Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo compreender de que forma o horror é construído nos audiolivros. Inicialmente se faz um levantamento do uso do som em narrativas do gênero no teatro, cinema, rádio e podcasts e uma identificação dos possíveis padrões sonoros existentes. A linguagem radiofônica também é estudada para entendermos o paralelo entre esse meio antecessor e os audiolivros. A análise identifica de forma individual e conjunta os elementos sonoros presentes em Bird Box (2014) e The Only Good Indians (2020). Nos audiolivros contemporâneos o uso da interpretação de voz e do silêncio se destaca durante a narração, deixando de fora os elementos sonoros e musicais. Portanto, esse novo método simula a leitura falada, remetendo à experiência individual do leitor com a obra.

Biografia do Autor

Alexia Rodriguez, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela ULBRA, publicitária e produtora de conteúdo. Editora do Canal Submersão Literária. 

Downloads

Publicado

2022-08-21

Como Citar

Rodriguez, A., & Acker, A. M. (2022). Sons do medo: o horror nos audiolivros. INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 2(1), 5–20. Recuperado de https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4335

Edição

Seção

Artigos