Resumo
Dentro da cultura popular e urbana, do século XX, a figura dos super-heróis representa uma importante referência de coragem, valentia e superação. No imaginário social, ou no senso comum, ocupa importante papel a figura idealizada que, mesmo com dificuldades e limitações, consegue superar os obstáculos e salvar os humanos de terríveis ameaças. Majoritariamente ligados a cultura estadunidense, onde nasceram, os super-heróis representam o ideal americano de vencer as adversidades na pátria das oportunidades. Pouco comentado é o universo das subjetividades destas criaturas, são raras as vezes em que isto fica explicitado, sobretudo nas relações com suas figuras parentais onde as referências são curtas e, em segundo lugar, em relação a própria sexualidade e as relações amorosas que surgem com diversas apresentações, embora quase sempre dentro do mesmo diapasão. Ambos os pontos são interessantes objetos de estudo em relação a apresentação, desenvolvimento e enfrentamento de questões subjetivas destes seres fictícios, mas representativos de uma forma de vida localizada nos Estados Unidos da América e que galgou influência em todos os cantos, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Este texto objetiva iniciar uma reflexão sobre estas pontos de vista, apresentando análises iniciais sobre três super-heróis: Super Homem, Homem-Aranha e Batman tentando verificar alguma das idéias desenvolvidas pela psicanálise, sobretudo nas obras de Sigmund Freud e pela teoria das representações social de Serge Moscovici.
Biografia do Autor
Liandro Lindner, Universidade de São Paulo - USP
Possui Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (FSP/USP, 2015), Mestrado em Ciências, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/Rio de Janeiro, 2011). Graduação em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), especialização em Comunicação e Saúde pela FIOCRUZ/Brasília (2007), especialização em Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa (PUC/RS, 1995), e especialização em Comunicação e Economia Política (PUC/RS, 1994). E-mail: liandro.lindner@gmail.com.
Como Citar
Lindner, L. . (2024). Super heróis no divã: Além da Máscara e das Capas. INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 3(2), 56–69. Recuperado de https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4493
Licença
A INSÓLITA está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na INSÓLITA pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da INSÓLITA.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.