Abstract
Narrativas de horror costumam ser bastante diversas e abordar muitos temas. Contudo, possuem em comum o fato de trabalharem os diferentes tipos de medo que assombram os seres humanos. Conforme nos mostra Delumeau (2007), um dos tipos mais comuns de medo é o medo do outro – sendo o “outro” aquilo que é proveniente de outras culturas, povos ou etnias. Esse medo do outro é frequentemente usado como ferramenta política para disseminar ideias que excluem, segregam ou apontam determinado grupo como um inimigo a ser combatido. Este trabalho pretende investigar o papel da ficção de horror na construção desse imaginário, partindo de uma análise do mangá Os Esmagados, do quadrinista japonês Junji Ito. Pretende-se, com isso, ilustrar uma discussão mais ampla sobre alteridade, monstruosidade e diferença.
Author Biographies
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Luiz Felipe Salviano, Rio de Janeiro State University
Mestrando em Comunicação pela Uerj. Formado em Letras pela UFRJ. Bolsista Capes. Organizador do Simpósio Discente Territórios, Tecnologia Cultura – Tetecul no PPGCOM-Uerj.
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Erick Felinto, Rio de Janeiro State University
Graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), especialização (ABD) pela Universidade da California, Los Angeles em Línguas e Literaturas Românicas (1997) e doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), além de ter realizado estágio de Pós-Doutoramento Sênior (Capes) na Universität der Künste Berlin (UdK) sobre Teorias da Mídia alemães (2010-2011). Atualmente é pesquisador do CNPq e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj.
Section
Dossiê: A realidade é mais insólita!
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