Bacurau (2019) e o insólito como crítica social aos absurdos do Brasil

Auteurs-es

Résumé

Bacurau, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, narra a história de um povoado invadido por um grupo de estrangeiros, cuja população precisa se proteger diante da ameaça. O longa-metragem foi lançado em 2019, num contexto de efervescência política e traça diversos diálogos com a realidade brasileira, o objetivo deste artigo é compreender como os diretores mobilizaram elementos das culturas vividas na escrita do roteiro e especificamente na construção do personagem Tony Jr, prefeito local. Para isso nos perguntamos: como o cenário sociopolítico brasileiro aparece em Bacurau (2019) a partir do personagem Tony Jr.? Como procedimento teórico-metodológico, a pesquisa se guia pelo Circuito de Cultura, mais especificamente os eixos da produção, texto e culturas vividas e, a partir da análise, notamos que os diretores utilizam o insólito como crítica ao contexto político vivenciado no período.

Biographies de l'auteur-e

  • Amanda de Sousa Veloso, Universidade Federal de Goiás

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

  • Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2), CNPq. Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG).

Téléchargements

Publié

2025-02-06

Numéro

Rubrique

Dossiê: A realidade é mais insólita!

Comment citer

Bacurau (2019) e o insólito como crítica social aos absurdos do Brasil. (2025). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 4(2), 115-132. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4955