Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 INFORMAÇÕES ATUALIZADAS EM AGOSTO/2024

A INTERCOM - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação tem como foco de interesse a Comunicação Social e suas interfaces interdisciplinares. As submissões que não seguirem rigorosamente as instruções aos autores serão recusadas na triagem inicial e não seguirão para avaliação.

Tipos de documentos aceitos

A Revista Intercom publica artigos resultantes de pesquisas, resenhas críticas de livros e entrevistas com contribuição científica ao campo. Os textos são recebidos para as seções Artigos, Arena, Entrevistas, Resenhas e Preprints e devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas.

  • Artigos: seção fixa, destinada a textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas da área da Comunicação Social. Devem conter apresentação e análise dos resultados e uma introdução na qual se explicite a estratégia de pesquisa e a metodologia usada. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta científica e/ou invenção metodológica e conceitual.
  • Arena:  seção flexível, para publicação de textos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, relatos de experiências e  notas preliminares de pesquisa. Os textos podem ter  reflexões com mais liberdade formal).
  • Entrevista: Seção fixa, destinada a depoimentos de pesquisadores de reconhecida trajetória acadêmica e que tenham contribuído significativamente para os avanços da pesquisa na área de Comunicação e/ou áreas afins.
  • Resenhas: seção fixa, contendo o registro e a crítica de livros publicados recentemente.

Em relação aos Preprints, é importante apontar que a Revista Intercom não considera que a publicação de artigos em repositórios de preprints tire a originalidade do artigo submetido. A Revista Intercom está atenta às atualizações dos princípios da Ciência Aberta e, nesse sentido, prevê que artigos publicados em repositórios de preprints possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade.

Ineditismo

As colaborações devem ser fruto de pesquisas originais e inéditas. Pede-se aos autores que submetam apenas manuscritos que não foram submetidos simultaneamente para publicação em outro periódico.  Textos publicados anteriormente em anais e atas de eventos, em periódicos, livros ou repositórios, independentemente do idioma, serão automaticamente recusados durante a etapa inicial de avaliação.

Idioma

A Revista Intercom publica todos seus artigos em versão bilíngue: no idioma original (Português ou Espanhol) e a versão em Inglês. Opcionalmente, os artigos aprovados poderão também ser publicados nos três idiomas. Os custos de tradução em qualquer idioma serão de responsabilidade dos autores, cabendo ao periódico sua revisão.

Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados mediante tradução  para o português ou espanhol, também nesse caso a cargo dos(as) autores(as).

Contribuição dos Autores

A autoria refere-se ao crédito pelo trabalho publicado e implica responsabilidades em relação a este. A Revista Intercom utiliza a estrutura de taxonomia do CREDiT. Todos os autores devem descrever a sua participação na elaboração do manuscrito por meio do “Formulário CREDiT” disponível nas Condições de Submissão. A Revista Intercom  recomenda que a autoria se baseie nos quatro critérios descritos a seguir:

  • contribuições substanciais para a concepção ou o delineamento da pesquisa, a aquisição, análise e/ou interpretação dos dados apresentados no trabalho;
  • elaboração de versões preliminares do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo intelectual do artigo;
  • aprovação final da versão a ser publicada;
  • concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir a exatidão e integridade do artigo.

Todos aqueles indicados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria, e todos aqueles que preencherem os quatro critérios devem ser identificados como autores. Os indivíduos que não atenderem aos quatro critérios mencionados podem ter sua colaboração reconhecida por meio de uma nota de agradecimento ao final do trabalho. Os autores são responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos.

A submissão do artigo por meio do sistema da revista implica a confirmação tácita e pública de que todos os autores indicados na folha de rosto participaram na elaboração do manuscrito.

A Revista Intercom recebe apenas artigos em que: (a) pelo menos um dos autores(as) tenha doutorado concluído; (b) doutorando(a) pode ser o primeiro autor(a), desde que o(a) orientador(a) também assine o artigo; (c) mestres podem ser indicados(as) como segundo(a) autor(a) em trabalhos assinados por um(a) doutor(a).

Não serão aceitos artigos tendo como autores ou em co-autoria: mestrandos, especialistas, graduados ou graduandos.

Autores que já publicaram na revista devem aguardar um interstício de 15 meses antes de terem um novo artigo em autoria ou co-autoria publicado. Os editores recomendam que os autores submetam apenas um artigo para avaliação considerando o tempo entre as publicações  descrito acima.

O número máximo de autores e co-autores, por manuscrito submetido, deverá ser de quatro  pessoas.  

Preparação do Manuscrito

A Revista Intercom  recebe submissões on-line através do site da Intercom/Portcom, que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas — SEER  (Open Journal Systems - OJS).  Manuscritos e/ou documentos suplementares enviados por e-mail não serão considerados.

Pedimos aos autores que leiam com atenção todos os requisitos do processo de submissão abaixo.

Formato de Envio dos Artigos

Os autores devem submeter o texto a revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo ao periódico. As submissões devem ainda incluir os seguintes arquivos, conforme detalhamento posterior:

Textos de artigos originais, incluindo resumos, notas e referências bibliográficas, deverão contar com o máximo de 40 mil caracteres com espaços.

As resenhas críticas não devem exceder 15 mil caracteres com espaço e conter a referência completa do livro, além de título e de identificação do(a) autor(a) do livro resenhado no final do texto (nome completo e filiação institucional).

As entrevistas devem ter entre 20 a 30 mil caracteres com espaços e conter a referência completa do(a) entrevistado(a) no final do texto (nome completo e filiação institucional). Deve-se também enviar uma fotografia do(a) entrevistado(a) em alta resolução e formato .tiff, .jpg ou .png.

Com exceção da folha de rosto e dos demais documentos complementares, as páginas com o manuscrito propriamente devem ser enviadas sem qualquer informação que possa identificar os autores. Devem ser excluídos dados como: nome, e-mail e afiliação; informações em qualquer parte do texto que indiquem vinculação a grupos de pesquisa; título de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados; entre outros.

Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos os seguintes dizeres: “Trecho removido para preservar a avaliação às cegas”. Caso o artigo seja aprovado, o autor terá oportunidade de incluir as informações novamente na versão que será publicada.

Ao submeter os manuscritos, os  autores devem certificar-se:

  • da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico.
  • de que o arquivo submetido está em formato de texto (. doc; .docx ou .odt) sem a identificação dos autores, e que o mesmo foi elaborado segundo  o template de submissão para a estrutura do texto submetido.
  • que foi realizado o registro para apresentação do iD ORCID.
  • que foi preenchido o “formulário do CRediT” e incluído como “outro documento” no sistema.
  • que foi feita a “Declaração de Conflito de Interesses”, e incluída como "outro documento" no sistema.
  • que a “folha de rosto” foi devidamente preenchida e anexada ao sistema.

Os autores devem ainda verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As URL´s muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/.

Como política de submissão, a Revista Intercom estabelece que os autores devem remeter seus manuscritos em arquivos separados, conforme descrito a seguir:

  1. A) Folha de rosto

O manuscrito deve ser acompanhado por uma “folha de rosto” contendo as seguintes informações:

  • Título do manuscrito  em português, inglês e espanhol;
  • Seção da revista a que se dirige o manuscrito;
  • Menção a recebimento de financiamento e respectivas instituições de fomento, quando for o caso;
  • Nome dos autores: os nomes completos dos autores, bem como as responsabilidades de cada um. A afiliação de cada autor deve conter as informações: universidade, departamento, cidade, CEP, país, e-mail e ORCID (todos os autores devem ter registro ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Um autor correspondente deve ser indicado.
  • Informação sobre o depósito do manuscrito em um servidor de preprints, quando for o caso.
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional quando for necessário.

Ao submeter o manuscrito pelo sistema, os/as autores/as também devem informar corretamente no formulário de submissão on-line os metadados solicitados.

No caso do manuscrito ser aprovado, as informações  inseridas na folha de rosto serão incorporadas ao manuscrito, conforme template usado pelo periódico.

  1. B) Manuscritos originais

Estrutura

O manuscrito deve ser estruturado da seguinte forma: Título em português, Resumo, Palavras-chave; Título em inglês, Abstract, Key-words; Título em espanhol, Resumen, Palabras-clave; introdução, referencial teórico, método, resultados e conclusão. referências; mini-currículo dos autores; agradecimentos; apoio financeiro ou técnico; declaração de conflito de interesse.

Utilize o “Template definido pela Revista Intercom”. O documento está  formatado e adequado às exigências mais recentes de normalização.

Configuração dos textos

Os originais deverão ser submetidos em extensão: .DOC ou .DOCX (Word for Windows),  .ODT (Open Office) ou .RTF , com as seguintes formatações:

  • Formato da folha: Tamanho A4;
  • Margens de 2,5 cm;
  • Título: fonte Times New Roman 16, alinhado à esquerda, negrito, com, no máximo, até 90 caracteres com espaço, representando o conteúdo do artigo. O título deverá ser apresentado em português, inglês e espanhol.
  • Títulos e subtítulos internos: fonte Times New Roman 14, respectivamente, em negrito e à esquerda.
  • Resumo e palavras-chave: exceto para resenhas e entrevistas, os textos deverão apresentar resumo de até 1.000 caracteres com espaços), e cinco palavras-chave, no máximo, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo, separadas por ponto e vírgula. Utilizar a fonte Times New Roman 11, sem recuo, em espaço simples. Resumo e palavras-chave também deverão ser apresentados em inglês e espanhol.
  • Miolo: Utilize a fonte Times New Roman; corpo 12 para o corpo do texto com entrelinha de 1,0 (espaço simples) com recuo na primeira linha de 1,25. Nas tabelas e referências, use o corpo 11. Para citação direta com mais de 3 linhas e notas de rodapé, utilize o corpo 10. O texto deve ter alinhamento justificado. todos os títulos, intertítulos de seção e referências devem ser alinhadas pela esquerda.

É imprescindível o uso do TEMPLATE que possui toda a formatação adequada para submissão.

Cabeçalhos das seções: Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros.

Acrônimos e abreviações: Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.

Palavras estrangeiras: Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.

As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências ao final do texto. Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos.

Notas de rodapé são opcionais e são de caráter explicativo. Devem ser utilizadas apenas como exceção, quando estritamente necessárias para a compreensão do texto e com, no máximo, cinco linhas. As notas terão numeração consecutiva, em arábicos, na ordem em que aparecem no texto.

Uma vez aceito para publicação, será solicitado aos autores o envio do artigo traduzido para o inglês.

  1. C) Documentos suplementares

Os documentos abaixo estão disponíveis para download:

Folha de Rosto;

Template para manuscritos;

Formulário de conformidade com a Ciência Aberta;

Formulário CREDit;

Declaração de Submissão;

Declaração de conflito de interesses;

Declaração do uso de Inteligência Artificial Generativa e Modelos de Linguagem;

Ativos Digitais

Uso de ilustrações, tabelas e gráficos

As ilustrações, quadros, tabelas e gráficos têm por objetivo apresentar os resultados de forma sintética e minuciosa, permitir análise visual ou auxiliar a explicitação de ideias, permitindo exprimir de modo mais claro o que seria difícil redigir e de leitura cansativa.

As imagens, ilustrações, tabelas e gráficos devem ser numerados em algarismos arábicos, em sequência em que aparecem no texto, precedidos da palavra Tabela/Quadro/Figura.

Imagens, tabelas, ilustrações e gráficos  devem ser inseridos no texto,  o mais próximo do trecho a que se referem. Evite o uso de expressões como “a imagem acima” ou “a figura apresentada a seguir”. Refira-se sempre à numeração do item (figura 1 ou gráfico 2, por exemplo) pois nem sempre a figura, no processo de editoração, ficará exatamente abaixo ou acima do trecho de referência.

Tabelas e Quadros

As tabelas  e quadros devem ser inseridas no próprio texto, seguindo os padrões definidos pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conforme estabelece a ABNT. Devem ser elaboradas em fonte  Times News Roman corpo 10, regular, espaço simples.  Não serão aceitas tabelas  ou quadros adicionadas como imagens. Evite tabelas longas que possam ocupar mais de uma página. Todas as tabelas e quadros devem ser elaborados no formato vertical (formto retrato).

Figuras

As figuras são todas as outras formas de ilustrações que não sejam os quadros e as tabelas. Considera-se como figuras: os desenhos, as fotos, os esquemas, as gravuras, os mapas.

A utilização das figuras é importante porque elas complementam o texto científico, que muitas vezes não é facilmente compreendido, e auxiliam o leitor a compreendê-lo melhor.

Para que as ilustrações e imagens possam realmente enriquecer o texto científico é necessário que tenham boa qualidade e, além disso, sejam corretamente enviadas para a publicação.

Para a elaboração de visualizações (gráficos, figuras, mapas, etc), recomendamos que sigam boas práticas de acessibilidade em visualização. Sugerimos a leitura do seguinte texto: "Accessibility in scientific visualizations", e que os(as) autores(as) busquem adequar as visualizações (exceto sobre interatividade, consideramos que os artigos também são publicados em PDF).

Após cada visualização e sua fonte, deverá ser adicionado um texto alternativo (Alt text) com uma breve descrição da imagem. Isso é importante para o acesso ao conteúdo utilizando leitores de tela. Sugerimos a leitura do seguinte texto: "Image Alt Text: How to Make Your Scientific Publication More Accessible”.

Além de inseridas no texto, as ilustrações e imagens devem ser encaminhadas, em separado, como arquivos complementares pelo sistema de submissão da revista. Cada imagem deve ter tamanho máximo de 15 cm de largura por 20 cm de altura e, no mínimo, 10 cm de largura por 8 cm de altura.

Os textos inseridos na imagem devem ser escritos em  fontes sem serifa, corpo de 8 a 12 pontos para permitir a visualização. A resolução da imagem deve ser de no mínimo 300 DPI. São aceitos arquivos de imagens em um dos seguintes formatos: jpeg, tiff, gif , eps ou bmp.

Gráficos

Recomenda-se usar o formato mais sintético possível. Ao usar cor no  gráfico avalie como as cores usadas ficarão caso sejam impressas em escala de cinza. Evite o uso de gráficos em 3D pois estes podem dificultar o uso de leitores de tela. Para os títulos de eixos, legendas e demais textos curtos usados em gráficos, use fonte Times New Roman, corpo 8 a 12.

Não inclua nomes de autores, título do artigo ou número/título/legenda da figura nos arquivos de figura. Essas informações entrarão na legenda da sua figura no manuscrito.

Além de inseridos no texto, os gráficos devem ser encaminhados, em separado, como arquivos complementares pelo sistema de submissão da revista, em um dos seguintes formatos: jpeg, tiff, gif, eps ou bmp.

Citações e Referências

A Revista Intercom utiliza obrigatoriamente as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2020);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2023);
  • Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003).

Recomendações gerais

Encorajamos os autores a explorar e integrar em suas submissões os artigos já publicados na Revista Intercom sempre que for relevante. Isso não apenas enriquece a discussão, como também fortalece as conexões dentro da comunidade acadêmica da área.

Incentivamos o uso do Digital Object Identifier (DOI), pois garante um link permanente de acesso para o artigo eletrônico.

Para artigos ou textos publicados na internet que não contenham o DOI, indicar o endereço da URL completa, bem como a data de acesso em que foram consultados.

Referências e citações

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, espaçamento simples com 6pt antes e 0pt depois entre os parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. As referências devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo.

Exemplos:

1) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Exemplo:

HAGEMEYER, R. R. História & Audiovisual. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. 152 p.

Citação no texto: Hagemeyer (2013) ou no final da citação (Hagemeyer, 2013).

2) Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (em negrito). Edição. Local: editora, data, número das páginas (páginas consultadas) ou volume. (Série ou Coleção).

Exemplo:

RIBEIRO, C. M. Biblioteca digital. In: SANTOS, G. C. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Átomo, 2012. 289 p. (Série Dicionários).

Citação no texto: Ribeiro (2012) ou no final da citação (Ribeiro, 2012).

3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO (em maiúsculas), número, ano, local de realização. Título da publicação seguido de reticências entre colchetes (em negrito).  Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Exemplo:

SANTOS, G. C. Biblioteca escolar digital (BedNet). In: SEMINÁRIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 3., 2004, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2004. p.25-35.  

Citação no texto: Santos (2004) ou no final da citação (Santos, 2002).

4) Partes de publicações periódicas

 4.1) Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

Exemplo:

AMORIM, A. L. T.; ARAÚJO, M. J. C. G. Como o isolamento social causado pela pandemia de covid-19 impactou o consumo de podcasts no brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 25802-25815, mar. 2021.

Citação no texto: Amorim e Araújo (2021) ou no final da citação (Amorim; Araújo, 2021).

4.2) Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

Exemplo:

BRITO, A. As relíquias dos sebos de Campinas: pontos de venda de livros usados sobrevivem ao domínio das megastores e oferecem um acervo que faz inveja às bibliotecas. Gazeta Mercantil, São Paulo, 6 ago.1999.

Citação no texto: Brito (1999) ou no final da citação (Brito, 1999).

5) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (em negrito): subtítulo. Ano, número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) - Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Exemplo:

MENDONÇA, M. C. A maternidade na publicidade: uma análise qualitativa e semiótica em São Paulo e Toronto. 2014. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, São Paulo, SP.

Citação no texto: Mendonça (2014) ou no final da citação (Mendonça, 2014).

6) Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, número de páginas, ano. ISSN.  Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia/mês/ano. DOI (quando for o caso).

Exemplo:

SOUZA, K. P. Biblioteca universitária: análise de riscos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019037, 2019. DOI 10.20396/rdbci.v17i0.8653319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8653319. Acesso em: 11 nov. 2022.

Citação no texto: Souza (2019) ou no final da citação (Souza, 2019).

RDBCI: REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003- . ISSN 1678-765X. Anual. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci. Acesso em: 06 jan. 2021.

Citação no texto: RDBCI... (2003) ou no final da citação (RDBCI..., 2003).

PASSOS, R. A presença da competência em informação no Plano Nacional do Livro e da Leitura: aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores. 2015. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627403. Acesso em: 11 nov. 2022.

Citação no texto: Passos (2015) ou no final da citação (Passos, 2015).

Para outros exemplos, recomendamos consultar as normas da ABNT: NBR-6023/2020 e NBR-10520/2023. Para os usuários de sistemas eletrônicos de indexação de referências (Mendeley, EndNote, Zotero ou outro), adotar como padrão o estilo ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para normalizar as referências.

Documentos Suplementares

Para submeter um manuscrito, os autores devem utilizar o sistema de submissão online da Revista Intercom fornecido pelo Open Journal Systems (OJS) e disponível em https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/submission/wizard.

A submissão deve incluir os seguintes itens, disponíveis para download:

Cada documento deve ser anexado separadamente no campo designado dentro do sistema. Antes de iniciar o processo, a pessoa responsável pela submissão deve se registrar previamente no sistema como autor e criar/associar seu registro ORCID. Todos os autores devem ter um registro ORCID atualizado

Após a aceitação do manuscrito, os autores devem anexar:

  • Declaração dos Autores devidamente assinada por todos.
  • Arquivos separados - em alta resolução - de imagens, ilustrações e gráficos.

Importante! Os arquivos revisados e traduzidos também devem ser anexados  também pelo sistema de publicação da Revista Intercom.

Declaração de Financiamento

É essencial que os autores forneçam informações detalhadas sobre as fontes de apoio ao seu trabalho ao submeterem seus manuscritos à Revista Intercom. Isso inclui:

  • Identificação dos Patrocinadores: liste todos os patrocinadores do trabalho, incluindo instituições, organizações ou indivíduos que forneceram suporte financeiro ou de outra natureza.
  • Detalhes do Contrato: se aplicável, forneça o número do contrato ou qualquer outra referência específica relacionada ao apoio financeiro.
  • Papel das Fontes de Apoio: descreva claramente o papel desempenhado por cada fonte de apoio no desenvolvimento do trabalho. Isso pode incluir, mas não se limita a, contribuições na concepção do estudo, coleta, análise e interpretação de dados, redação do manuscrito ou decisão de submeter o artigo para publicação.

Essas informações são fundamentais para garantir a transparência e a integridade do processo científico, permitindo aos leitores avaliar o impacto potencial das fontes de financiamento no trabalho. As informações sobre as fontes de apoio devem ser incluídas na seção apropriada do manuscrito, conforme as diretrizes da Revista Intercom.

Informações Adicionais

Caso o manuscrito seja aprovado pela Equipe Editorial e pelos pareceristas, o autor correspondente será notificado da aprovação e terá 30 dias para encaminhar a versão revisada em português e a versão traduzida para a língua inglesa do texto.

No caso do envio da versão em inglês, após a aprovação do artigo submetido,  A Revista Intercom  fará uma checagem do manuscrito utilizando a ferramenta gratuita AJE’s (American Journal Expert - Part of Springer Nature) Grammar Check Tool que fornece uma avaliação segura da qualidade da tradução e garante que o manuscrito tem uma comunicação clara e precisa. Somente serão aceitos os manuscritos em que a ferramenta indique que sua pontuação de avaliação da língua (Your Language Assessment Score - LAT) seja igual ou superior a 75o percentil.

Após a verificação, pela equipe editorial, da versão revisada pelos autores, estes receberão uma prova do manuscrito em um arquivo de texto (.doc ou .docx), que inclui observações e alterações feitas pela equipe. O autor terá quatro dias para revisar a prova. Se ainda houver questões relacionadas à prova, a equipe editorial entrará em contato com o autor para resolvê-las, até que uma versão final do texto seja alcançada.

Após a aceitação do manuscrito, os autores correspondentes receberão a versão finalizada do artigo em formato PDF para aprovação. Para abrir esses arquivos, é necessário ter instalado o Acrobat Reader (disponível para download gratuito em http://get.adobe.com/reader/). As correções solicitadas nessa fase do processo devem ser limitadas a erros tipográficos e não devem envolver mudanças no conteúdo do estudo ou na lista de autores. Os autores devem retornar a versão aprovada por e-mail dentro de 48 horas após o recebimento da mensagem. Após a conclusão do processo de produção do PDF, o artigo será enviado para publicação.

Como forma de reciprocidade com a comunidade acadêmica, a Revista Intercom reforça o compromisso que os autores de trabalhos aprovados tenham em atuarem como avaliadores de trabalhos submetidos à revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.