Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática, Consumo, Comunicação, Educação, Cidadania

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o potencial de alfabetização midiática presente nos âmbitos do conhecimento, da compreensão e da expressão, para a formação de senso crítico e reflexivo que promova a atuação autônoma no exercício da liberdade e cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre alfabetização midiática (media literacy), comunicação, consumo e educação, propõe-se a constituição de parâmetros teóricos e metodológicos que auxiliem na percepção de indicadores de competências midiáticas para a constituição de uma identidade cidadã e participativa, que possam ser exploradas em projetos e pesquisas que envolvam alfabetização midiática, tanto na educação formal como informal.

Biografia do Autor

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda em Marketing

Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM, ESPM-SP), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Publicado

14-12-2021

Como Citar

SPINELLI, E. M. Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3608. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos