Diálogo de saberes, Buen Vivir e comunicação participativa:
pensando a mudança social na era pós-pandêmica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025101ptPalavras-chave:
Comunicação participativa, Buen Vivir, Diálogo de saberes, Comunidade, Mudança socialResumo
Nesta entrevista, Thomas Tufte explora o conceito de Buen Vivir, originário das culturas indígenas andinas, destacando sua complexidade e variações na América Latina e Europa. Ele enfatiza a importância do diálogo de saberes e da criação de espaços de confiança para promover a comunicação para a mudança social, ressaltando o papel crucial das comunidades nesse processo. Tufte também aborda a necessidade de fortalecer a comunicação comunitária para combater as desigualdades na mídia. Além disso, ele discute a influência da grande mídia, o oportunismo desta em relação ao mercado e a importância da legislação para garantir uma mídia mais igualitária. Tufte reconhece o potencial das plataformas digitais para ampliar vozes, mas alerta para as lógicas comerciais das grandes corporações, enfatizando a necessidade de educação digital e regulação adequada. Na perspectiva pós-pandêmica, ele vê oportunidades de mudança, especialmente com o envolvimento dos movimentos sociais, enquanto destaca a crise climática como um novo desafio. Quanto à comunicação participativa, ele a considera mais do que uma ferramenta, sendo um objetivo em si mesma, e relaciona-a à pedagogia de Paulo Freire. Tufte sugere, ainda, que a discussão sobre desenvolvimento e mudança social deve começar pela sociedade desejada, enfatizando a importância do pluralismo e da flexibilidade na abordagem da comunicação e mudança social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dra Veneza Ronsini, Laura Foletto, Marco Marão, Rafael Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.