Comunicação e imaginário - uma proposta mitodológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.596Palavras-chave:
Comunicação. Pesquisa. Real. Imaginário. Mitodologia.Resumo
A relação com o real é discussão estratégica no campo da Comunicação. Dada a importância cada vez mais reconhecida do imaginário na construção de realidades, este artigo propõe uma metodologia de estudo de imagens simbólicas específica para a Comunicação, área na qual o imaginário, apesar de não ser ignorado, não é estudado empiricamente. Recenseiam-se as questões lexicais e heurísticas ligadas ao termo imaginário, bem como algumas noções-chave provenientes dos Estudos do Imaginário, a saber a de imaginação material, sincronicidade, arquétipo, illud tempus e mito. Busca-se na Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand a mitodologia como proposta para a pesquisa em Comunicação, exemplificando sua aplicação.Downloads
Publicado
22-11-2010
Como Citar
BARROS, A. T. M. P. Comunicação e imaginário - uma proposta mitodológica. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 125, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.596. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/596. Acesso em: 28 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos