Mídia Educação e a formação cidadã: análise das oficinas de rádio da escola municipal Olavo Soares Barros de Cambé - PR

Autores

  • Luzia M. Yamashita Deliberador
  • Mariana Ferreira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i1.639

Palavras-chave:

Mídia educação. Cidadania. Comprometimento.

Resumo

O presente artigo trata de um estudo sobre mídia educação baseado nas oficinas de rádio ministradas para alunos da 4ª série (quinto ano) do ensino fundamental da Escola Municipal Olavo Soares Barros, em Cambé – PR. O trabalho apresenta por objetivo refletir teoricamente sobre a mídia educação e avaliar a possibilidade de sua prática incitar o comprometimento dos jovens com a sua realidade e, assim, servir de alicerce para a construção de sua cidadania. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos da mídia educação e também na pesquisa-ação que compreendeu as oficinas realizadas no período de agosto a dezembro de 2008. Conclui-se que quando a mídia educação é trabalhada em seu contexto produtivo buscando despertar as crianças a refletirem sobre as questões relativas ao seu entorno social, seja ele a sua escola, seu bairro ou sua cidade, estabelece-se a uma educação para a cidadania, configurada pela formação participativa e de comprometimento dos envolvidos.

Downloads

Publicado

17-06-2011

Como Citar

DELIBERADOR, L. M. Y.; LOPES, M. F. Mídia Educação e a formação cidadã: análise das oficinas de rádio da escola municipal Olavo Soares Barros de Cambé - PR. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 1, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i1.639. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/639. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos