Senhores da Memória
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i2.1259Palabras clave:
jornalismo, história, memória da imprensaResumen
Este artigo possui o mesmo título da tese defendida em concurso público para professor titular de jornalismo da Universidade Federal Fluminense. Aborda, em linhas gerais, alguns conceitos e idéias discutidos naquele trabalho e procurará mostrar que os jornais, ao selecionar, ao hierarquizar, ao escolher o lugar na página a ser ocupado pela notícia, mantém como essencial a dialética lembrar e esquecer. Aprisionando na palavra escrita aquilo que deve ser lembrado e condenado a zona de sombras e de silêncios outros temas que devem ser esquecidos, os jornais se transformam num dos "senhores da memória" da sociedade.Descargas
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.