As imagens do global: processos de globalização e mundialização nos telejornais de Brasil e do Peri

Autores/as

  • Mario F. Gutiérrez O. Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i2.1261

Palabras clave:

comunicação, América Latina, globalização, televisão

Resumen

Esta pesquisa empírica trabalha a "globalização" dos mercados econômicos entendida como uma reprodução política-hegemônica das relações de poder, e a "mundialização" da sociedade capitalista como legitimação cultural-simbólica de consenso, através da acelerada e desterritorializada circulação de informação. O objeto de estudo comparativo são os telejornais do Brasil e do Peru, considerados, nas hipóteses, agentes de integração e mediadores sociais que geram um fluxo mundial de notícias e com elas, os referentes temáticos, expressivos e simbólicos de uma hegemônia globalizadora e de sua legitimação mundializada.

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

As imagens do global: processos de globalização e mundialização nos telejornais de Brasil e do Peri. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v18i2.1261. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1261. Acesso em: 25 nov. 2025.