A voz de Deus: Um estudo da narração de cinejornais em tempos de guerra - a persuasão audiovisual de um povo
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v15i2.1293Palabras clave:
propaganda, cinejornal, persuasão, narraçãoResumen
Após o ataque japonês a Pearl Harbour cessou nos Estados Unidos a discussão pública sobre o papel que o país deveria ter na II Guerra Mundial. A imprensa americana aderiu espontaneamente à causa Aliada vendo a si própria como instrumento de luta pela conquista do espírito dos civis. Predominou, no período, o conceito de Guerra Total que justificou, também, uma intensa ação persuasora por parte da indústria cinematográfica. Tal ação buscou despertar no front interno a vontade de participar no esforço de guerra. A cobertura pictórica do conflito foi realizada através de cinejornais e sua narração constituiu-se em fator de doutrinação do público que se acostumou a ouvir, através desta voz autoritária, a interpretação dos fatos e imagens apresentadas. Uma interpretação administrada e que visava evitar a apatia do público.Descargas
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