The decentering of Cultural Imperialism: Televisa - ion and Globo - Ization in the Latin World

Autores/as

  • John Sinclair Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v16i1.808

Palabras clave:

Imperialismo Cultural, Televisão, Influência, Teorias

Resumen

O modelo padrão no qual as indústrias de televisão se desenvolveram mundialmente nos anos 60 deu substância ao paradigma crítico durável do "Imperialismo Cultural", no qual os Estados Unidos enquanto nação foi visto como o centro a que penetrou culturas nacionais da maior parte do mundo através do sistema de televisão norte-americana e seus programas. Este artigo toma o paradigma do imperialismo cultural como ponto de referência contra o qual acessa tanto as mudanças nas influências culturais que são exercidas no mundo, como a maneira pela qual elas deveriam ser teorizadas.

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The decentering of Cultural Imperialism: Televisa - ion and Globo - Ization in the Latin World. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v16i1.808. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/808. Acesso em: 25 nov. 2025.