O zapping jornalístico: da sedução visual ao mito da velocidade

Autores/as

  • Rafael Souza Silva Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v21i2.972

Palabras clave:

Comunicação, Jornalismo, Semiótica, Segmentação, Tecnologia

Resumen

O recente processo de "cadernização" do jornalismo impresso diário brasileiro é o objeto principal deste trabalho. Sugere uma leitura do fenômeno zapping procedente da tecnologia aplicada pela mídia eletrônica, como uma abstração. O autir demonstra que a segmentação em cadernos de assuntos específicos estimula a leitura como um jogo, desencadeada pelo culto tecnológico e o ritmo veloz das modernas sociedades de consumo.

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O zapping jornalístico: da sedução visual ao mito da velocidade. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 21, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v21i2.972. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/972. Acesso em: 25 nov. 2025.