Web Music: música, escuta e comunicação

Authors

  • Gisela G. S. Castro Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v28i1.1084

Keywords:

música, escuta, comunicação, tecnologia digital

Abstract

O presente trabalho destaca a geração de novas posturas de escuta no contexto cultural contemporâneo. Longe de ser "natural" ou "espontânea", a audição humana é um fenômeno altamente complexo que resulta da associação entre ouvido e cérebro. Mapeando as transformações operadas na escuta a partir da eletrificação do som, destacam-se os notáveis impactos na sensibilidade humana promovidos pelas mais diversas próteses sensoriais e meios de comunicação tais como o rádio, a TV, o telefone e o walkman, os fones de ouvido, etc. Observa-se hoje a onipresença da música nos mais variados ambientes e situações, quando as aparelhagens de som tornam-se cada vez mais potentes, portáteis e leves, constituindo-se como parte integrante do vestuário urbano atual. Ressaltamos o caráter ativo do ouvinte no jogo comunicativo que este estabelece com a música em suas diferentes manifestações, incluindo o formato final do produto entregue pela indústria fonográfica. No contexto da web music, este formato final vem sendo consistentemente desafiado pela possibilidade aberta pela confecção caseira de mixes pessoais de alta qualidade, a partir do download de faixas musicais disponíveis nos sites de distribuição de música que proliferam na rede.

How to Cite

CASTRO, G. G. S. Web Music: música, escuta e comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 28, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v28i1.1084. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1084. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Articles