Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1457Keywords:
Cultura. Comunicação. Cidadania. Esfera Pública. Centro Cultural do Banco do Brasil.Abstract
O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sualógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.Downloads
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