#MATERNIDADESEMJULGAMENTOS: negociações de sentidos sobre culpa e amor materno entre consumidoras de O Boticário

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024104%20pt

Keywords:

Publicidade. Maternidades. Culpa materna. Cultura de consumo.

Abstract

This article explores interpretations of the meanings related to the Motherhood Without Judgments campaign, launched in 2022 by the brand O Boticário. The proposal is to discuss how advertising enables the study of the circulation of meanings about motherhood, mothering, and its consequences in women's lives, considering the context and sociocultural values. The social representations and the encoding/decoding model of Stuart Hall (2009) bases the theoretical and methodological framework, which we applied in the interpretative analysis. The empirical material consists of 92 posts. Results indicate that the advertising discourse interacts with consumers in a discursive space, where the hegemonic sense of patriarchal motherhood prevails. We also observed contestation practices and the production of a political vision on motherhood and mothering, which questions the social structure and gender, race, and class inequalities.

Author Biographies

Milena Freire Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação (UFSM), Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/CNPq), membro do Comitê de Igualdade de Gênero da UFSM; membro da Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERGS e embaixadora do Movimento Parent in Science (PiS). É autora do livro Publicidade e Desigualdade: leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino (Sulina, 2018); É co-autora e organizadora dos livros Feminismos, Mídia e Subjetividades (org). (FACOS, 2022); Maternidade nas Mídias (org) .(FACOS/UFSM, 2021);  Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão (org) (FACOS/UFSM, 2019).

 

Kalliandra Conrad, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Comunicação (UFSM), Professora do bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/CNPq). Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento na Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (USP). Participou como autora das coletâneas Das ruas à mídia: representação das manifestações sociais  (EDIPUCRS, 2015); Estrato de Verbetes: Dicionário de Comunicação Organizacional (FACOS-UFSM, 2018); Maternidade nas mídias (FACOS-UFSM, 2021), entre outros.

Maria Collier de Mendonça , Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). ​​Coordenadora do projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância na UFPE. É pesquisadora associada ao IAMAS (International Association of Maternal Action and Scholarship) e integrante dos grupos de pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo GP PHINC (UFPE/CNPq) e Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/ CNPq). É co-autora e organizadora do livro Maternidade nas Mídias (org) .(FACOS/UFSM, 2021). Participou como autora das coletâneas Falas, percursos, práticas e modos de (r)ex(s)istir (Pimenta Cultural, 2023); Inteligência Artificial e Redes Sociais (EDUC PUC-SP, 2019); Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão (FACOS/UFSM, 2019), entre outros.

 

Published

2024-08-12

How to Cite

OLIVEIRA-CRUZ, M. F.; CONRAD, K.; COLLIER DE MENDONÇA , M. #MATERNIDADESEMJULGAMENTOS: negociações de sentidos sobre culpa e amor materno entre consumidoras de O Boticário. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024104, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024104 pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4622. Acesso em: 1 sep. 2024.

Issue

Section

Articles