Comunicación y Paz Activa: un diálogo posible
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2215Palabras clave:
Comunicação. Jornalismo. Cultura de Paz. Le Monde Diplomatique.Resumen
A finalidade principal do texto consiste em demostrar que é possível relacionar a Comunicação com a cultura da Paz, ambas entendidas como ferramentas dinamizadoras e transformadoras das realidades sociais. Para mostrar essa ideia se realiza, num primeiro momento, uma revisão bibliográfica dos estudos da Comunicação e da Paz identificando suas convergências e divergências, tanto de métodos como de conteúdo. Num segundo momento, seguindo o método da pragmática do Jornalismo (Motta, 2007), que permite entender os fatos em profundidade identificando os interesses ocultos, se realiza uma análise da primavera árabe tal como mostrada por Le Monde Diplomatique. Finalmente, num terceiro item, tendo como referência o caso árabe, apresentamos o queentendemos por Comunicação e Paz Ativa e como ambas podem estabelecer ações mais críticas e transformadoras gerando uma sociedade mais justa e harmônica.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.