Jornalismo e meio ambiente: apontamentos sobre dez anos de produção acadêmica nos eventos da Intercom
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2289Palabras clave:
Jornalismo. Meio ambiente. Estado da arte. Pesquisa científica.Resumen
Decorrente das preocupações com os estudos de interface entre Jornalismo e meio ambiente, este trabalho apresenta o mapeamento (2003-2012) e análise sobre o desenvolvimento da pesquisa em Jornalismo no Núcleo de Pesquisa que
trata das questões ambientais no congresso Intercom. Tal esforço tem como objetivo verificar o crescimento e a diversidade de enfoques atrelados ao binômio Jornalismo e meio ambiente no contexto mais amplo da Comunicação e realizar apontamentos sobre o perfil dos trabalhos, tendo em vista o fortalecimento dos estudos na área, na última década, em espaços de discussão acadêmica. Metodologicamente, o artigo é baseado em pesquisa bibliográfica seguida de análise qualitativa/quantitativa de categorias definidas a partir dos dados coletados. Emergem do processo, como resultado, questionamentos de ordem epistemológica sobre as relações do binônio destacando-se que o Jornalismo ambiental apresenta-se, no período examinado, como espaço que ainda necessita de investigações que privilegiem as complexas relações entre as práticas e os discursos que interligam os dois campos de conhecimento.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.