Produção gráfica humorística, imprensa esportiva e estereótipo: as narrativas de Maciota, na revista Placar

Autores/as

  • Ana Cristina Carmelino Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Guarulhos - SP, Brasil

Palabras clave:

Humor gráfico. Estereótipo. Maciota. Placar. Futebol.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar traços estereotípicos associados à identidade brasileira, a partir de produções gráficas de humor publicadas na imprensa esportiva brasileira. Criadas por Paulo Paiva e publicadas na revista esportiva Placar, as narrativas do personagem Maciota foram pouco estudadas no país. As histórias ficcionais apresentam situações vividas por um antiatleta no contexto do futebol. Considera-se que certos traços estereotípicos tanto podem auxiliar na produção do humor e na consolidação do antiatleta quanto podem reforçar a construção de uma das identidades brasileiras: a malandragem. Dada a natureza do estudo, a fundamentação teórica estabelece um diálogo interdisciplinar entre as áreas da imprensa esportiva, do humor gráfico e da análise do discurso. O corpus de análise compreende 140 histórias sobre o personagem, publicadas na revista Placar de 1980 a 1983.

Publicado

21-12-2017

Cómo citar

CARMELINO, A. C. Produção gráfica humorística, imprensa esportiva e estereótipo: as narrativas de Maciota, na revista Placar. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2801. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos