Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas

Autores

  • Adriana Amaral Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Leopoldo - RS, Brasil)
  • Thiago Soares Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Recife - PE, Brasil
  • Beatriz Polivanov Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Programa de PósGraduação em Comunicação. Niterói - RJ, Brasil

Palavras-chave:

Performance. Comunicação. Método. Entretenimento. Cultura digital.

Resumo

O presente artigo discute o termo "performance" nos estudos de Comunicação e mídia a partir de um resgate crítico-teórico do mesmo. Partimos de uma reconstituição conceitual do termo em suas vertentes das Ciências Humanas e Sociais francesa e anglo-saxã para apresentarmos seus desdobramentos no campo comunicacional brasileiro, sobretudo no que tange a temáticas como a música e o entretenimento, os fãs e os sites de redes sociais. Argumentamos que os estudos de performance são relevantes para entender as ações humanas, bem como suas mediações com os corpos, aparatos, ambientes, materialidades e audiências tão corriqueiras no cotidiano da vida contemporânea. Contudo, indicamos a necessidade de rediscussão do conceito para a análise de distintos objetos e ambientes mediados pelas tecnologias de comunicação e apontamos a possibilidade de entender a performance enquanto método de pesquisa.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

AMARAL, A.; SOARES, T.; POLIVANOV, B. Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3044. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos