A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor

Autores/as

Palabras clave:

David Lynch, pop, trilha sonora, música, contraponto sonoro

Resumen

A temporada de 2017 da série televisiva Twin Peaks inovou em relação às de 1990 e 1991 pelas apresentações de música pop ao final de quase todos os episódios. Canções pop e de gêneros adjacentes - dos anos 1950 e 1960 a princípio - é um recurso que David Lynch, criador da série (com Mark Frost), passou a usar no cinema em Veludo azul (Blue velvet, 1986). O objetivo deste artigo é avaliar se e quanto disso reiterou o contraponto com as imagens alcançado no sound design de Alan Splet na filmografia de Lynch com efeitos sonoros, por meio das teorias do contemporâneo e da cultura pop. Para isso, são analisados os filmes Veludo azul, Coração selvagem (Wild at heart, 1990), A estrada perdida (Lost highway, 1997), Cidade dos sonhos (Mulholland Dr., 2001) e Império dos sonhos (Inland empire, 2006). Conclui-se que efeitos de sincronia e diacronia operam em simultaneidade, resignificando e presentificando o passado dessas canções pop.

Publicado

07-09-2020

Cómo citar

DE SOUZA, F. P.; FERRARRAZ, R. A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3176. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos