Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros

Autores/as

  • Márcia Barbosa da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mônica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Alzira Almeida Pimenta Universidade de Sorocaba
  • Ignácio Aguaded Universidad de Huelva

Palabras clave:

Competência Midiática. Literacia midiática. Alfamed. Mídia-educação. Comunicação e Educação.

Resumen

Realizada pela Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para La Ciudadanía (ALFAMED) a pesquisa "Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos", na sessão Brasil, teve como objetivo conhecer os níveis de competências midiáticas, justificado pela necessidade de pesquisadores, formadores e decisores políticos atuarem para o desenvolvimento de competências midiáticas de crianças de 9 a 12 anos. Os dados foram coletados, entre 2014 a 2019, em estudo de campo por meio de questionários. Os resultados obtidos indicam que as competências midiáticas, especialmente em sua dimensão valores, manifestadas pelos estudantes em suas respostas, foram pouco desenvolvidas, indicando a necessidade e a urgência de atenção de professores e especialistas.

Biografía del autor/a

Márcia Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio na Universidade do Algarve (PT), Pós-doutoranda em Literacia Midiática pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atua no Curso de Pedagogia. Líder e coordenadora do LUME - Laboratório e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mídia e Educação UEPG/CNPQ. Participa da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED)

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, Coordenadora brasileira da Rede Alfamed e do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática.

Mônica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Realizou Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da UniversitàCattolicadel Sacro Cuore, Milano. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq. Desenvolve atividades em parceria com o Centro diRicercasullEducazioneai Media e allInformazione (CREMIT) e participa da RedInteruniversitariaEuroamericana de Investigacion (ALFAMED)

Maria Alzira Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. É associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), ao International Study Associationon Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED).

Ignácio Aguaded, Universidad de Huelva

Catedrático de Universidad de Educación y Comunicación na Universidad de Huelva. Preside o Grupo Comunicar, coletivo veterano na España em «MediaLiteracy». Diretor do Grupo de Investigación «Agora» dentro delPlan Andaluz de Investigación (HUM-648), Diretor do Máster Internacional de Comunicación y Educación (UNIA/UHU) e coordenador UHU do Programa Interuniversitario de Doctorado en Comunicación (US, UMA, UCA, UHU). Coordena a Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED)

Publicado

19-03-2021

Cómo citar

BARBOSA DA SILVA, M.; BORGES, G.; FANTIN, M.; ALMEIDA PIMENTA, M. A.; AGUADED, I. Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3487. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos