Um panorama da cartografia no Brasil: uma investigação a partir das teses dissertações da Comunicação entre 2010 e 2017

Autores

  • Nísia Martins do Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Coruja Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-9870-1371
  • Tiago Segabinazzi Universidade do Vale do Taquari

Palavras-chave:

Metodologia de Pesquisa, Cartografia, Estado da Arte

Resumo

Neste artigo, buscamos esclarecer aspectos fundantes da cartografia e apresentar resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar os modos de uso do método como aporte metodológico pela área da Comunicação no Brasil. Para tanto, apresentamos inicialmente uma mapa desse método e examinamos o estado da arte a partir de teses e dissertações defendidas no período entre 2010 e 2017. É possível perceber, em algumas pesquisas, a adoção do termo como sinônimo de outros procedimentos metodológicos, bem como o uso superficial do arcabouço epistêmico-metodológico disponível. Foi possível identificar cinco  perspectivas cartográficas que vêm ganhando destaque em função da base epistemológica empregada:  a baseada em Deleuze e Guattari, a apoiada em Walter Benjamin, a Cartografia das Controvérsias, respaldada pela Teoria Ator-Rede, a apoiada nos estudos de Martín Barbero e a cartografia poética proposta por Lucia Leão.

Biografia do Autor

Nísia Martins do Rosário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS, mestre em Semiótica pela Unisinos e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Paula Coruja, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), mestra em Comunicação e Informação pelo mesmo programa, jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Bolsista de doutorado do CNPq. E-mail: paula.coruja@gmail.com

Tiago Segabinazzi, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Jornalista pela Universidade do Vale do Taquari -

Publicado

04-09-2021

Como Citar

ROSÁRIO, N. M. do; CORUJA, P.; SEGABINAZZI, T. Um panorama da cartografia no Brasil: uma investigação a partir das teses dissertações da Comunicação entre 2010 e 2017. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3814. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos