La memoria televisiva en las páginas de la revista Intervalo

las relaciones con el lector y la nueva cultura de la TV de los años 1960 y 1970 en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023128pt

Palabras clave:

Revista Intervalo, Historia de los Medios, Lector, Espectador, Televisión

Resumen

La urbanización acelerada y el desarrollo tecnológico de los años 1960 implementan la era de la comunicación de masas en Brasil, caracterizada por el surgimiento de nuevos hábitos de consumo de bienes materiales y simbólicos. La revista Intervalo (1963-1972) es un importante ejemplo, como dispositivo comunicacional, de un vehículo entusiasta con relación a la televisión, responsable por elaborar estrategias editoriales que crearon vínculos con los lectores e influenciaron en la formación de la audiencia televisiva. Este artículo pretende presentar y analizar tales estrategias y comprender cuáles son los agenciamientos por parte de la revista para la construcción de una ambiente televisivo, así como la diseminación de patrones de valores, comportamientos y características sociales que, juntos, representan la memoria de la televisión brasileña y de la sociedad consumidora de TV.

Biografía del autor/a

Talita Souza Magnolo, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora – MG, Brasil

Professora substituta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha “Competência Midiática, Estética e Temporalidade”. International Visiting Research Fellow na Universidade de Brown, em Providence, Estados Unidos, no departamento de História, sob orientação do professor James N. Green. Coordenadora do Prêmio José Marques de Melo, da Rede Alcar (2023-2027). Pós-Graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2014, no curso MBA em Marketing e Negócios. Graduada em Comunicação Social, com especialização em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, em 2012. Vice-líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Comunicação, Cidade e Memória”

Susana Azevedo Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora – MG, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha “Competência Midiática, Estética e Temporalidade”. Diretora de Documentação da Associação Brasileira de História da Mídia (ALCAR) no mandato 2023-2027 e bolsista Capes. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015), mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2018) e MBA em Marketing Digital pela Unopar (2019). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Comunicação, Cidade e Memória”.

Christina Ferraz Musse, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora – MG, Brasil

É professora titular do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Professora visitante da Universidade de Paris VIII, Saint-Denis, na França. Foi presidente da Rede Alcar - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023), tendo sido eleita diretora de Relações Internacionais É professora titular do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Professora visitante da Universidade de Paris VIII, Saint-Denis, na França. Foi presidente da Rede Alcar - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023), tendo sido eleita diretora de Relações Internacionais.

Publicado

11-12-2023

Cómo citar

MAGNOLO, T. S.; REIS, S. A. .; MUSSE, C. F. . La memoria televisiva en las páginas de la revista Intervalo: las relaciones con el lector y la nueva cultura de la TV de los años 1960 y 1970 en Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023128, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023128pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4565. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos