#MATERNIDADESEMJULGAMENTOS

negociações de sentidos sobre culpa e amor materno entre consumidoras de O Boticário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024104%20pt

Palabras clave:

Publicidade. Maternidades. Culpa materna. Cultura de consumo.

Resumen

Este artículo explora interpretaciones de los sentidos relacionados con la campaña Maternidad sin Juicios, lanzada en 2022 por la marca O Boticário. La propuesta es discutir las formas en que la publicidad posibilita estudiar la circulación de significados sobre la maternidad, los cuidados maternales y sus consecuencias en la vida de las mujeres, considerando el contexto y los valores socioculturales. Las representaciones sociales y el modelo de codificación/descodificación de Stuart Hall (2009) sustentan el marco teórico metodológico utilizado en el análisis interpretativo. El material empírico consta de 92 publicaciones. Los resultados indican que la publicidad dialoga con los usuarios en un espacio discursivo, en el que prevalece el sentido hegemónico de la maternidad patriarcal. También observamos prácticas de contestación y producción de una visión política sobre la maternidad y el maternalismo, que cuestionan la estructura social y las desigualdades de género, raza y clase.

Biografía del autor/a

Milena Freire Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação (UFSM), Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/CNPq), membro do Comitê de Igualdade de Gênero da UFSM; membro da Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERGS e embaixadora do Movimento Parent in Science (PiS). É autora do livro Publicidade e Desigualdade: leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino (Sulina, 2018); É co-autora e organizadora dos livros Feminismos, Mídia e Subjetividades (org). (FACOS, 2022); Maternidade nas Mídias (org) .(FACOS/UFSM, 2021);  Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão (org) (FACOS/UFSM, 2019).

 

Kalliandra Conrad, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Comunicação (UFSM), Professora do bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/CNPq). Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento na Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (USP). Participou como autora das coletâneas Das ruas à mídia: representação das manifestações sociais  (EDIPUCRS, 2015); Estrato de Verbetes: Dicionário de Comunicação Organizacional (FACOS-UFSM, 2018); Maternidade nas mídias (FACOS-UFSM, 2021), entre outros.

Maria Collier de Mendonça , Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). ​​Coordenadora do projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância na UFPE. É pesquisadora associada ao IAMAS (International Association of Maternal Action and Scholarship) e integrante dos grupos de pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo GP PHINC (UFPE/CNPq) e Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/ CNPq). É co-autora e organizadora do livro Maternidade nas Mídias (org) .(FACOS/UFSM, 2021). Participou como autora das coletâneas Falas, percursos, práticas e modos de (r)ex(s)istir (Pimenta Cultural, 2023); Inteligência Artificial e Redes Sociais (EDUC PUC-SP, 2019); Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão (FACOS/UFSM, 2019), entre outros.

 

Publicado

12-08-2024

Cómo citar

OLIVEIRA-CRUZ, M. F.; CONRAD, K.; COLLIER DE MENDONÇA , M. #MATERNIDADESEMJULGAMENTOS: negociações de sentidos sobre culpa e amor materno entre consumidoras de O Boticário. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024104, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024104 pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4622. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos