Jornalismo literário e a pirâmide: implicações discursivas na Comunicação pública da ciência

Autores

  • Mateus Yuri Passos

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.600

Palavras-chave:

Comunicação. Jornalismo literário. Jornalismo científico. Jornalismo de pirâmide. Gêneros discursivos.

Resumo

A partir do diagnóstico de um afastamento entre o público geral e o universo das instituições de ensino e pesquisa, os estudos em Comunicação e percepção pública da ciência buscam soluções para que essa situação se reverta - processo em que o Jornalismo possui papel fundamental. Neste artigo, realizamos um estudo discursivo de dois modelos jornalísticos - o mais difundido na imprensa brasileira, baseado na estrutura do lead e da pirâmide invertida, e o literário, que se serve de técnicas narrativas - para caracterizá-los como gêneros distintos e indicar as implicações de seus pressupostos ao tratar de ciência e tecnologia. Consideramos que o Jornalismo literário, focado no processo e no cotidiano, apresenta-se potencialmente mais adequado a descrever o que Latour chama de "ciência em construção", que proporciona ao leitor uma visão mais crítica, enquanto o modelo pirâmide, focado nos resultados, tende ao reducionismo e precipitação.

Biografia do Autor

Mateus Yuri Passos

Professor no curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas de Jaú e pesquisador no Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã da Universidade Estadual Paulista. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa financiada pela FAPESP. Jornalista graduado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário e Centro de Educação Superior de Blumenau e em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

22-11-2010

Como Citar

PASSOS, M. Y. Jornalismo literário e a pirâmide: implicações discursivas na Comunicação pública da ciência. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 199, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.600. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/600. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos