Idolatria e malandragem: a cultura brasileira na biografia de Romário
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v26i2.1043Palavras-chave:
mídia, futebol, cultura brasileiraResumo
O artigo analisa a forma como vem sendo construída na mídia a figura de Romário a partir de dois períodos emblemáticos da trajetória do atleta rumo ao posto de herói da seleção brasileira: a) partida entre Brasil e Uruguai nas eliminatórias para a Copa de 1994 (uma semana antes da partida e uma semana após); e b) Copa do Mundo de 1994 (uma semana antes do início da Copa até duas semanas após a conquista). A escolha destes períodos para a análise deve-se ao fato deles marcarem peremptoriamente o lugar de Romário no rol dos heróis do futebol brasileiro.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.