Jornalismo, Democracia e Educação: algumas reflexões sobre o Jornalismo Cívico
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1443Palavras-chave:
Jornalismo Cívico. Democracia. Educação. John Dewey. Práticas Jornalísticas.Resumo
O artigo discute aspectos do movimento conhecido como Jornalismo Cívico a partir das transformações históricas pelas quais passa a prática jornalística. Enfatiza as relações estabelecidas entre as práticas jornalísticas e a democracia, de modo a demonstrar os papeis assumidos pelo Jornalismo em sociedades democráticas, e as articula metodologicamente às proposições de John Dewey sobre educação e vida pública, de modo que os jornalistas não apenas escrevam sobre práticas democráticas, mas pratiquem em seu ambiente de trabalho e eduquem seus leitores para a cidadania. Como conclusão, apresenta duas propostas para investigações posterioresem Jornalismo Cívico: adoção de novos definidores primários e desenvolvimento de enquadramentos em consonância com a agenda dos públicos.Downloads
Publicado
02-01-2013
Como Citar
LIMA, M. A. A.; CARDOSO FILHO, J. Jornalismo, Democracia e Educação: algumas reflexões sobre o Jornalismo Cívico. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1443. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1443. Acesso em: 4 maio. 2024.
Edição
Seção
Artigos