A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade: uma análise semiológica de Pornochanchada, campanha da marca Chilli Beans*

Autores

  • Ildembergue Leite de Souza
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i2.2118

Palavras-chave:

Intertextualidade publicitária. Mitos. Pornochanchada. Chilli Beans.

Resumo

O caráter simbólico se tornou decisivo para o consumo atual. Nesse fenômeno, ganha relevo o papel de agentes como a Publicidade, que apela de forma destacada para a simbologia dos mitos reproduzidos em suas mensagens, geralmente, construídas com base na intertextualidade que se apropria e modifica significados importados de linguagens variadas, entre elas, o Cinema. O uso desse recurso aparece claramente em uma das campanhas da Chilli Beans, inspirada na pornochanchada. Por meio da semiologia barthesiana, este trabalho se propõe responder como a marca Chilli Beans, por meio da intertextualidade, trouxe para sua Publicidade os mitos reproduzidos na pornochanchada. Os resultados apontam o erotismo como a grande narrativa mitológica desse casamento entre Publicidade e Cinema.

Biografia do Autor

Ildembergue Leite de Souza

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Programador visual da Editora UFPE, Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, Brasil.

André Luiz Maranhão de Souza Leão

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Recife-PE, Brasil.

Publicado

27-11-2014

Como Citar

SOUZA, I. L. de; LEÃO, A. L. M. de S. A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade: uma análise semiológica de Pornochanchada, campanha da marca Chilli Beans*. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i2.2118. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2118. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos