Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i3.2559Palavras-chave:
Facebook, Ações antiéticas, Partidos políticos, Reações, UsuáriosResumo
Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissãode mensagens.
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Publicado
12-12-2016
Como Citar
MEDEIROS, H. de S.; DINIZ, J. M. A.; ARRUDA, D. M. de O. Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i3.2559. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2559. Acesso em: 2 maio. 2024.
Edição
Seção
Artigos