Aproximações teóricas e metodológicas entre a Folkcomunicação e a Comunicação para o Desenvolvimento (C4D)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023101ptPalavras-chave:
Comunicação para o desenvolvimento (C4D), Folkcomunicação, Desenvolvimentismo, Luiz BeltrãoResumo
Pensada na década de 1960, período de grandes transformações econômicas e sociais no Brasil, a Folkcomunicação nasce com o objetivo de suprir os problemas da Comunicação ao enxergar e compreender as reações de um povo que vivia à margem, sem engajamento com os meios de comunicação. Neste mesmo período, a acoplagem “comunicação” e “desenvolvimento” busca uma atmosfera pública favorável à transformação social na América Latina. Por considerar que as duas abordagens teóricas se complementam, o presente trabalho propõe um cruzamento entre a Folkcomunicação e a Comunicação para o Desenvolvimento (C4D), a partir de revisão bibliográfica. A contribuição desta pesquisa se baseia no reconhecimento da Folkcomunicação dentro da perspectiva do desenvolvimento social e na valorização do diálogo entre as duas vertentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Flávio Santana, Camila Escudero, Guilherme Moreira Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.