Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social (INICIACOM) é uma publicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que tem o objetivo de valorizar o trabalho do estudante de cursos da área da Comunicação como pesquisador em formação.

A partir de 2023, a Iniciacom passa a ser trimestral, com publicações em março, junho, setembro (dossiê com o tema central do congresso nacional) e dezembro, a fim de garantir e ampliar as oportunidades aos discentes que experenciam ou já experenciaram a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, em especial em atividades de iniciação científica.

Iniciacom publica textos inéditos de estudantes de graduação em Comunicação e áreas afins e recém-formados até um ano após a conclusão do curso. Trabalhos apresentados em congressos ou no Intercom Regional podem ser publicados desde que haja uma nota de rodapé indicando as informações sobre o evento onde foi apresentado. Não serão publicados trabalhos apresentados no Intercom Júnior Nacional aprovados para publicação no e-book especial de cada congresso.


AVALIAÇÕES

A proposta da Iniciacom é que as avaliações foquem o parecer na possibilidade de (re) formulação do texto até a sua qualificação para publicação. A Iniciacom privilegia a orientação para a melhoria do trabalho, evitando reprovação sem que seja dada a chance de promover mudanças no texto.

Os trabalhos serão analisados inicialmente pelos editores e depois encaminhados para os pareceristas externos, nacionais ou estrangeiros, em sistema de avaliação às cegas. Portanto, devem ser enviados sem indicação de autoria ou qualquer informação relacionada à instituição de ensino de vinculação.

O parecer inicial, então, deverá apresentar os pontos positivos e aqueles que devem ser aprimorados, com sugestões, encaminhamentos, modificações e até mesmo leituras.

Diretrizes e condições para submissão de trabalhos na Revista Iniciacom estão disponíveis na aba Submissões.

O banco de pareceristas, seguindo a proposta de formação de novos quadros, é composto por mestres/as, doutorandos/as e doutores/as. Faça o seu cadastro aqui e seja também um parecerista da Iniciacom.

ACESSE AQUI a edição atual e anteriores