Representações do Corpo Negro nas Artes Visuais

Autores

  • Jocy Meneses dos Santos Junior http://orcid.org/0000-0002-6292-9953
  • Francisco de Assis Sousa Lobo Professor Adjunto do Departamento de Desenho e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.
  • Maria Cristina Bunn Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão.

Resumo

Busca, através de uma revisão de literatura, explicar de que modo se construiu a percepção e a representação do corpo negro nas artes visuais, discutindo a influência de fatores como cultura e poder. Investiga a evolução nas formas de representar o corpo negro, partindo de sua inicial subjugação e aniquilação simbólica até a emergência de estratégias de representatividade como forma de combater a discriminação e promover a inclusão racial.

Biografia do Autor

Jocy Meneses dos Santos Junior

Bacharel em Design (2017) pela Universidade Federal do Maranhão, com período sanduíche no Queens College of City University of New York (2015-2016), através de bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio do programa Ciência Sem Fronteiras. Técnico em Design Gráfico (2010) e em Design de Interiores (2013) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Francisco de Assis Sousa Lobo, Professor Adjunto do Departamento de Desenho e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

Mestre em Design e Biônica pelo Istituto Europeo Di Design (1992). 

Maria Cristina Bunn, Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão.

Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004).

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos