Impessoalidade incompleta no discurso biográfico: identidade e escrita do outro no livro Padre Cícero: Fé, Poder e Guerra no Sertão, de Lira Neto

Autores

  • Guilherme Araujo dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rogério Pereira Borges Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo

O presente artigo se propõe a debater como se dão as imbricações da narrativa biográfica quanto à escrita do Outro, partido de parâmetros analíticos da relação entre biógrafo e biografado. Para tanto, será debatido o conceito de identidade, na perspectiva discursiva e fenomenológica, além de aspectos ligados à personagem e à narrativa. Por meio de uma discussão que perpassa a crítica literária e seu conceito de intriga, vamos averiguar como tais articulações se estabelecem em nosso objeto de análise, a obra Padre Cícero: Fé, Guerra e Poder no Sertão, do jornalista e biógrafo Lira Neto.

Biografia do Autor

Guilherme Araujo dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Acadêmico de Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e bolsista de Iniciação Científica, com bolsa PIBIC do CNPq.

Rogério Pereira Borges, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da PUC Goiás e coordenador de pesquisa no Grupo de Pesquisa em Comunicação e Produção de Sentidos, da PUC Goiás.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos