A institucionalização da Comunicação no Brasil: uma análise dos Grupos de Pesquisa em Comunicação e Política
Autores
Clara Lenz César Bontempo
Universidade Federal de Minas Gerais
Samuel Ananias Silveira Pereira
Universidade Federal de Minas Gerais
Paula Guimarães Simões
Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar os resultados da segunda etapa de uma pesquisa que busca mapear as teorias que alicerçam o campo da Comunicação no Brasil. O artigo enfoca a análise acerca da área temática Comunicação e Política, tendo em vista Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq. A partir da análise de 25 grupos, identificamos cinco categorias temáticas e analisamos a conjuntura institucional do campo da Comunicação no Brasil.
Biografia do Autor
Clara Lenz César Bontempo, Universidade Federal de Minas Gerais
Estudante de Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Minas Gerais; bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG) do GRIS/UFMG.
Samuel Ananias Silveira Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais
Estudante de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais; bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do GRIS/UFMG.
Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).