A institucionalização da Comunicação no Brasil: uma análise dos Grupos de Pesquisa em Comunicação e Política

Autores

  • Clara Lenz César Bontempo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samuel Ananias Silveira Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Guimarães Simões Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar os resultados da segunda etapa de uma pesquisa que busca mapear as teorias que alicerçam o campo da Comunicação no Brasil. O artigo enfoca a análise acerca da área temática Comunicação e Política, tendo em vista Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq. A partir da análise de 25 grupos, identificamos cinco categorias temáticas e analisamos a conjuntura institucional do campo da Comunicação no Brasil.

Biografia do Autor

Clara Lenz César Bontempo, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Minas Gerais; bolsista de Iniciação Científica  (FAPEMIG) do GRIS/UFMG.

Samuel Ananias Silveira Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais; bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do GRIS/UFMG.

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).

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Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos