A importância do espaço para a produção de sentidos na ficção televisiva: as bases cenográficas do prefeito de Asa Branca na telenovela Roque Santeiro de Dias Gomes

Autores

  • Joyce Simplicia de Moraes Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Daniela Jakubaszko Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir da pesquisa de I.C. que investigou a importância do espaço para a produção de sentidos na ficção televisiva. Realizou-se um estudo sobre bases cenográficas na telenovela brasileira (BAHKTIN, 1993; MOTTER 2001; JAKUBASZKO e SOLER, 2008), aplicado num estudo de caso da telenovela Roque Santeiro (Dias Gomes, Globo, 1985). Este artigo analisa os espaços do personagem Florindo (Ary Fontoura), prefeito da cidade.

Biografia do Autor

  • Joyce Simplicia de Moraes, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

    Graduanda em Rádio, TV e Internet na USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desenvolveu esta pesquisa de Iniciação Científica com financiamento CNPq-PIBIC.

  • Daniela Jakubaszko, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
    Doutora em Ciências da Comunicação (PPGCOM ECA USP) é professora da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Membro do grupo de pesquisas GELiDis (ECA/USP) e do Grupo de Pesquisa Memóias do ABC do Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais (USCS). Orientadora desta pesquisa de I.C.Graduanda em Rádio, TV e Internet na USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desenvolveu esta pesquisa de Iniciação Científica com financiamento CNPq-PIBIC.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos