A importância do espaço para a produção de sentidos na ficção televisiva: as bases cenográficas do prefeito de Asa Branca na telenovela Roque Santeiro de Dias Gomes

Autores

  • Joyce Simplicia de Moraes Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Daniela Jakubaszko Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir da pesquisa de I.C. que investigou a importância do espaço para a produção de sentidos na ficção televisiva. Realizou-se um estudo sobre bases cenográficas na telenovela brasileira (BAHKTIN, 1993; MOTTER 2001; JAKUBASZKO e SOLER, 2008), aplicado num estudo de caso da telenovela Roque Santeiro (Dias Gomes, Globo, 1985). Este artigo analisa os espaços do personagem Florindo (Ary Fontoura), prefeito da cidade.

Biografia do Autor

Joyce Simplicia de Moraes, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Graduanda em Rádio, TV e Internet na USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desenvolveu esta pesquisa de Iniciação Científica com financiamento CNPq-PIBIC.

Daniela Jakubaszko, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutora em Ciências da Comunicação (PPGCOM ECA USP) é professora da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Membro do grupo de pesquisas GELiDis (ECA/USP) e do Grupo de Pesquisa Memóias do ABC do Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais (USCS). Orientadora desta pesquisa de I.C.Graduanda em Rádio, TV e Internet na USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desenvolveu esta pesquisa de Iniciação Científica com financiamento CNPq-PIBIC.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos