Relações entre análise de imagens: a descrição como método básico em áreas de estudo transdisciplinares

Autores

  • Amanda Regina Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Felipe Sales Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cárlida Emerim

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa baseada na Semiótica Discursiva que visa indicar uma proposta metodológica de análise de imagens no telejornalismo. O objetivo desta fase consiste na sistematização de métodos de análise aplicados em outras áreas de conhecimento, com base na Medicina, procurando entender semelhanças e diferenças destes modelos para acrescentar à análise de imagens em movimento na mídia.

Biografia do Autor

Amanda Regina Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Graduação do 5ú semestre do Curso de Jornalismo da UFSC; bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq 2017-2018), integrante do GIPTele/UFSC/CNPq. Durante a graduação, já desempenhou a função de monitora da disciplina de Vídeo e Telejornalismo na UFSC. E-mail: amandarrosa22@gmail.com.

Felipe Sales Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Graduação da 7ú semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina; bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq 2017-2018), integrante do GIPTele/UFSC/CNPq. Durante a graduação, já desempenhou as funções de monitor do Laboratório de Telejornalismo da UFSC e também de Editor-Chefe no projeto de extensão TJ UFSC: Telejornal Diário da UFSC. E-mail: fsales27@gmail.com.

Cárlida Emerim

Jornalista, Mestre em Semiótica, Doutora em Processos Midiáticos, professora e pesquisadora na Graduação e Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina; líder do GIPTele/UFSC/CNPq, co-autora do artigo e orientadora da pesquisa. E-mail: carlida.emerim@ufsc.br

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos