A décima segunda

Autores

  • Sônia Caldas Pessoa

Resumo

A décima segunda Revista Iniciacom é uma edição especial por pelo menos dois motivos. O primeiro deles por tratar-se de uma retomada da publicação, que havia sido interrompida em 2014. E o segundo, que se tornou para nós o mais importante, neste momento, é homenagear o professor José Marques de Melo, idealizador e fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que morreu em junho deste ano.

A homenagem se justificaria por inúmeras razões, mas vamos destacar aqui a dedicação do professor às centenas de jovens estudantes e pesquisadores em Comunicação, que se tornaram profissionais atuantes no mercado e em universidades, sendo mais de 70 mestres e 28 doutores orientados por ele.

Pesquisador incansável que foi, José Marques de Melo acreditou na pesquisa sobre a Comunicação no país. Mas sua história nos deixa pistas de ter acreditado, sobretudo, na vida em todas as suas potencialidades e na importância de viver intensamente mesmo quando estamos em situações de vulnerabilidade por condições de saúde, por exemplo.

O professor participou da iniciativa desta Diretoria Científica de retomar a publicação da Iniciacom e referendou a importância da valorização dos pesquisadores em formação, aqueles que estão tateando uma investigação científica e experimentando trilhar os caminhos iniciais de uma vida acadêmica. Acreditou também ser necessário um espaço que seja acolhedor aos estudantes de Comunicação e aos recém-graduados, permitindo-os o exercício de textualidades científicas que dêem conta de refletir sobre experiências em projetos de iniciação científica, ensino, pesquisa e extensão.

Temos a honra de homenagear o professor com uma edição cuidadosamente preparada com 17 artigos escritos por estudantes e avaliados por pareceristas de universidades de todo o país. O foco desta décima segunda Iniciacom dialoga com "Desigualdades, gêneros e comunicação", temática do nosso 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na Universidade da Região de Joinville, em Joinville (SC), de 2 a 8 de setembro de 2018.

Publicar artigos sobre desigualdades, gêneros e comunicação diz de uma preocupação da Diretoria da Intercom, já manifestada durante o congresso e outras ações, com questões sociais que nos afetam a todos, pesquisadores e estudantes, e que merecem nossa atenção e nosso esforço em busca de uma ambiência científica comprometida com as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nossos agradecimentos ao professor José Marques de Melo por tantos ensinamentos e por nos incentivar a levar adiante a Iniciacom e a todos que colaboraram com a realização deste número.
Uma ótima leitura a todos,

Sônia Caldas Pessoa
Diretora Científica Adjunta
Intercom

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Apresentação