Uma história, muitas mídias: análise de adaptações de Jerônimo, o herói do sertão

Autores

Resumo

O presente artigo discute as possibilidades adaptativas de Jerônimo, o herói do sertão no rádio, na TV e nos quadrinhos. Emprega o método de análise documental, inserido no âmbito da análise de conteúdo. A partir do material selecionado e de critérios inspirados nos trabalhos de Campos (2007) e Kaplún (2017), identifica os recursos empregados pelo autor para preservar elementos importantes nas versões, mantendo a essência e a compreensão da obra.

Biografia do Autor

  • Karyme França, Faculdades Integradas Hélio Alonso
    Graduada em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (2018) pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso.
  • Fernando Morgado, Faculdades Integradas Hélio Alonso
    Mestre em Gestão da Economia Criativa (2017), especialista em Gestão Empresarial e Marketing (2012) e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing (2008) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e da ESPM-Rio. Professor convidado da Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco (México), da Escuela de Diseño del Instituto Nacional de Bellas Artes (México), da PUC-Rio e da UNINTER. Integra dois grupos de pesquisa registrados no CNPq: é coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio (NER), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pesquisador do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR), da ESPM-Rio. Membro acadêmico da Academy of Television Arts & Sciences (Emmy). Foi consultor da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), analista de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio e colaborador/comentarista da Rádio MEC. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller "Silvio Santos: a trajetória do mito" (Matrix Editora).

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos