Uma história, muitas mídias: análise de adaptações de Jerônimo, o herói do sertão

Autores

Resumo

O presente artigo discute as possibilidades adaptativas de Jerônimo, o herói do sertão no rádio, na TV e nos quadrinhos. Emprega o método de análise documental, inserido no âmbito da análise de conteúdo. A partir do material selecionado e de critérios inspirados nos trabalhos de Campos (2007) e Kaplún (2017), identifica os recursos empregados pelo autor para preservar elementos importantes nas versões, mantendo a essência e a compreensão da obra.

Biografia do Autor

Karyme França, Faculdades Integradas Hélio Alonso

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (2018) pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Fernando Morgado, Faculdades Integradas Hélio Alonso

Mestre em Gestão da Economia Criativa (2017), especialista em Gestão Empresarial e Marketing (2012) e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing (2008) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e da ESPM-Rio. Professor convidado da Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco (México), da Escuela de Diseño del Instituto Nacional de Bellas Artes (México), da PUC-Rio e da UNINTER. Integra dois grupos de pesquisa registrados no CNPq: é coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio (NER), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pesquisador do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR), da ESPM-Rio. Membro acadêmico da Academy of Television Arts & Sciences (Emmy). Foi consultor da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), analista de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio e colaborador/comentarista da Rádio MEC. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller "Silvio Santos: a trajetória do mito" (Matrix Editora).

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos