Influência do Tempo na Comunicação: análise de anúncios do Itaú de 1970, 1990 e 2010
Autores
Rachel Schmitz Rodrigues
Faculdade Sociesc de Blumenau
Gisele Baumgarten Rosumek
Faculdade Sociesc de Blumenau
Resumo
Este artigo apresenta ainfluência do tempo na comunicação visual de um anúncio publicitário. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa com observação de três anúncios das décadas de 1970, 1990 e 2010 da marca Itaú, compondo amostra não probabilística por julgamento. Chega-se a conclusão que os movimentos artísticos, as tecnologias e o modo de pensar de uma determinada época são os elementos do zeitgeist que influenciam a composição visual de um anúncio publicitário.
Biografia do Autor
Rachel Schmitz Rodrigues, Faculdade Sociesc de Blumenau
Recém-graduada (2019) em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Sociesc de Blumenau.
Gisele Baumgarten Rosumek, Faculdade Sociesc de Blumenau
Graduada em Publicidade e Propaganda. Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Faculdade Sociesc de Blumenau.