Black Lives Matter, Beyoncé e o Marketing de Causa: uma análise da carreira da cantora e seus passos em prol da negritude

Autores

  • Verena Carla Pereira Faculdade ESAMC, Centro Universitário Padre Anchieta, UNICAMP
  • Ezequias de Jesus de Almeida Técnologo em Marketing pelo Centro Universitário Padre Anchieta
  • Gabriela Fiorin Rigotti Centro Universitário Padre Anchieta, Faculdades Integradas Maria Imaculada

Resumo

Em 2016, a indústria cultural se viu fortemente permeada pela pauta política e social, a partir da reconfiguração da carreira de uma das maiores cantoras pop da atualidade: Beyoncé. A apresentação de Beyoncé no Super Bowl de 2016 alcançou ecos e sua voz passou a ser ouvida em âmbito social, abordando a brutalidade e a intolerância para com os negros nos Estados Unidos.

Biografia do Autor

  • Verena Carla Pereira, Faculdade ESAMC, Centro Universitário Padre Anchieta, UNICAMP
    Doutora em Artes Visuais (Unicamp, 2016), Mestre em Multimeios (Unicamp, 2010) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Midialogia (Unicamp, 2007). Áreas de atuação e pesquisa: Artes Visuais, Produção Audiovisual, Políticas Públicas Culturais, Gestão Cultural e Publicidade e Propaganda. Tem trajetória acadêmica marcada por uma efetiva participação em congressos e entidades científicas. Possui experiência profissional na área de Gestão e Produção Cultural e Produção Audiovisual. Atualmente é professora do Centro Universitário Padre Anchieta no cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing e na ESAMC Campinas nos eixos de Comunicação e Negócios.
  • Gabriela Fiorin Rigotti, Centro Universitário Padre Anchieta, Faculdades Integradas Maria Imaculada
    Doutora em Educação (2013), formadora de professores, pesquisadora de Arte-Educação e Coordenadora de Pós-Graduação pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada/Mogi Guaçu

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Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos