Mídia e Juventude: uma análise sobre a representação midiática do jovem acautelado

Autores

  • Gilson Arão Júlio Neto Universidade Vale do Rio Doce
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Universidade Vale do Rio Doce
  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce

Resumo

Este artigo tem por objetivo perceber como a mídia na cidade de Governador Valadares (MG) se refere em seus registros ao jovem acautelado. Problematiza-se a utilização de termos adequados estabelecidos conforme a política socioeducativa e aos órgãos de proteção a criança e adolescente. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Dayrell (2003), Goffman (1988) e Pena (2005). Realiza-se análise descritiva do conteúdo encontrado em dois portais online e um jornal impresso. Este estudo assume uma metolodologia qualitiativa A pesquisa permitiu compreender que os termos estabelecidos pelos órgãos são ignorados nas reportagens e que há necessidade dos jornalistas conhecerem a política socioeducativa e as orientações emanadas dos órgãos de proteção a criança e adolescente 


Biografia do Autor

Gilson Arão Júlio Neto, Universidade Vale do Rio Doce

 Pós-Graduando em Comunicação Pública e MBA em Comunicação e Semiótica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-ES). Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pelo Núcleo de Comunicação e Humanidades da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, tendo sido bolsista de Iniciação Cientifica, financiado pela FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa em Minas Gerais.

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1985). Mestre em Educação (2002). Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra(Portugal). Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS (2010). Atualmente é pesquisadora e professora no curso de Direito e no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce. Coordena Projeto de Pesquisa financiado pela FAPEMIG 'Juventude, Educação e Direito'.

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce

Doutorando do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração em Estudos de Gênero (2017). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território (UNIVALE, 2016). Professor e pesquisador com dedicação exclusiva na Universidade do Vale do Rio Doce.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

Artigos