Notícias falsas e saúde: análise de conteúdo da agência de checagem 'Fato ou Fake' do portal G1

Autores

Resumo

A  iniciação científica investigou de que modo a agência "˜Fato ou Fake' do portal G1 utiliza o jornalismo científico e a ciência para desvendar boatos sobre saúde. Trata-se de pesquisa descritiva e documental, por meio da Análise de Conteúdo. Constatou-se pouca frequência do tema saúde na agência de checagem, pois a agência publicou 23 reportagens em 2018 em relação à saúde. Fica evidente que, devido às eleições em 2018, o tema saúde foi pouco abordado.

Biografia do Autor

Jhonatan Dias Gonzaga, Universidade Federal de Uberlândia

Aluno do curso de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista no Programa de Educação Tutoruial (PET) Educomunicação UFU. Tem interesse na área de divulgação científica.Notícias falsas e saúde pública: análise de conteúdo da agência de checagem 'fato ou fake' do portal G1

Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2001) e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2006). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), docente no curso de Comunicação Social e Tutora PET- Conexões de Saberes Educomunicação todos na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), além de ser líder dos grupos de pesquisas em Interfaces da Comunicação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação na mesma instituição. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, com mandato na Diretoria Cultural para o triênio 2014 - 2017. Foi membro da Executiva Nacional do Programa Conexões de Saberes junto ao MEC/SECAD/SESU (representação sudeste), e membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET junto ao MEC/SESU. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação pública, comunicação política, tecnologias e comunicação, políticas públicas, principalmente nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação, opinião pública, sociedade civil, convergência, sociedade da informação, políticas de comunicação, mídia e política, meios de comunicação e processos políticos. Tendo em vista sua experiência, possui publicações nacionais e internacionais em revista e eventos científicos correlatos à sua formação.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

Artigos