Re-Ativando o Ensino de RP com Novas Metodologias

Autores

  • Vitória Ayala Sant'Ana Universidade Federal do Pampa
  • Fernanda Sagrilo Andres Universidade Federal do Pampa campus São Borja

Resumo

O presente trabalho propõe-se refletir sobre métodos de ensino, mais especificamente a utilização de projetos interdisciplinares e integradores como estratégias metodológicas no ensino de Relações Públicas, para estabelecer a conexão entre ensinamentos aprendidos em sala de aula e a prática no mundo do trabalho. Com isso, para a construção deste estudo, utiliza-se como método a revisão bibliográfica, com o emprego de procedimentos técnicos de relato de experiência. Assim, foi possível identificar aspectos relevantes no que diz respeito ao cenário atual dos cursos de graduação da área e seus desafios em manterem-se atuantes.

Biografia do Autor

Vitória Ayala Sant'Ana, Universidade Federal do Pampa

Bacharela em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Foi bolsista de iniciação científica do Programa de Fomento à Extensão - PROFEXT, no ano de 2016. Neste período desenvolveu pesquisas em Comunicação Digital nas organizações de São Borja. Foi bolsista voluntária de Assessoria de Comunicação, desenvolvendo atividades de planejamento estratégico de comunicação, que integram ações das áreas de Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo e Marketing. Participou como voluntária do Grupo de Pesquisa CRIANEGRA: Cultura, Comunicação e Educação, desenvolvendo pesquisas sobre Comunicação e Sociabilidade, dando ênfase na Imigração Haitiana e suas consequências na mídia brasileira, durante cinco meses. Foi bolsista de monitoria do PASP - Projeto de Apoio Social e Pedagógico da UNIPAMPA. Em 2018 foi bolsista de iniciação científica do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) com o projeto de pesquisa: Trajetória dos Egressos de Relações Públicas da Unipampa.

Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal do Pampa campus São Borja

Possui Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de Cruz Alta (2007), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago (2011), Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática - Linha: Mídia e Estratégias Comunicacionais da Universidade Federal de Santa Maria (2012) e Doutorado pelo mesmo programa (2017). Atualmente é professora no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos