Panther is the New Black: Representatividade e Cultura na Comunicação do Filme Pantera Negra

Autores

  • Rodrigo Sérgio Paiva Universidade Católica de Pernambuco
  • Leonardo Henrique Falcão Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

O presente artigo, derivado da obra acadêmica Panther is the New Black (2019), busca justificar o impacto social e comercial acarretado no contexto mercadológico alusivo ao lançamento do longa-metragem Pantera Negra (2018). O uso de uma fundamentação teórica embasada pela cultura da convergência, denotada criticamente por Jenkins (2014), permitiu amparar o papel dos espaços midiáticos nos resultados do produto intersemiótico em análise, cuja repercussão ocorreu com predomínio no ciberespaço. O papel do consumidor dentro desse contexto mercadológico pôde ser contextualizado com base nas influências culturais esclarecidas por Solomon (2016). Por fim, a verificação crítica do corpus sugerido, composto por conteúdos que explicitam o impacto da película, permitiu atender aos objetivos propostos.

 

PALAVRAS-CHAVE

Cinema; Comunicação; Cultura; Publicidade; Representatividade Negra.

Biografia do Autor

Rodrigo Sérgio Paiva, Universidade Católica de Pernambuco

Publicitário graduado com láurea acadêmica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Estagiou na Assessoria Ministerial de Comunicação Social do MPPE - Ministério Público de Pernambuco em 2018. Trabalha como Consultor de Marketing na empresa Netcon Americas. Autor do livro físico e digital Panther is the New Black: Representação e Cultura na Comunicação do filme Pantera Negra publicado pela editora Simplíssimo, lançado na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019). Publicou quatro artigos pelo Intercom Júnior e um pela Editora Atena. Vencedor nacional do prêmio Expocom (2018) na modalidade Roteiro de Games e vencedor regional do Expocom Nordeste (2019) na modalidade Planejamento Promocional. Mestrando em Indústrias Criativas na Universidade Católica de Pernambuco.

Leonardo Henrique Falcão, Universidade Católica de Pernambuco

Profissional de Artes e Comunicação desde 1997 e professor da Universidade Católica de Pernambuco desde 2004. Atua nas áreas de criação e produção audiovisual, comunicação transmídia e narrativas contemporâneas. Especializado em Estudos Cinematográficos e desenvolve pesquisas de Mestrado e Doutorado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Artigos