Veículos de Jornalismo Internacional no Brasil: uma nova modalidade jornalística
Autores
Mayara Souto Collar
Universidade Federal de Santa Maria
Ada Cristina Machado Silveira
Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
O artigo trata da atividade de veículos de jornalismo internacional presentes no Brasil, apresentando o contexto político em que se instalaram, sua estrutura de produção e de financiamento e a relação com a prática da blindagem midiática. Analisamos veículos de origem internacional instalados no Brasil, como BBC Brasil (Reino Unido), DW Brasil (Alemanha), El País Brasil (Espanha), Le Monde Diplomatique Brasil (França) e The Intercept Brasil (Estados Unidos). Dentre os resultados apontamos o êxito prontamente alcançado pelos veículos, indicador do esgotamento da cobertura realizada por empresas nacionais.
Biografia do Autor
Mayara Souto Collar, Universidade Federal de Santa Maria
Jornalista, egressa do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista Pibic-CNPq do grupo de pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteira.
Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria
Professora Titular, membro do quadro permanente do PPG Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Colaboradora do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa. Pesquisadora do CNPq e orientadora do artigo.