Veículos de Jornalismo Internacional no Brasil: uma nova modalidade jornalística

Autores

  • Mayara Souto Collar Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml
  • Ada Cristina Machado Silveira Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

Resumo

O artigo trata da atividade de veículos de jornalismo internacional presentes no Brasil, apresentando o contexto político em que se instalaram, sua estrutura de produção e de financiamento e a relação com a prática da blindagem midiática. Analisamos veículos de origem internacional instalados no Brasil, como BBC Brasil (Reino Unido), DW Brasil (Alemanha), El País Brasil (Espanha), Le Monde Diplomatique Brasil (França) e The Intercept Brasil (Estados Unidos). Dentre os resultados apontamos o êxito prontamente alcançado pelos veículos, indicador do esgotamento da cobertura realizada por empresas nacionais.

Biografia do Autor

  • Mayara Souto Collar, Universidade Federal de Santa Maria
    Jornalista, egressa do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista Pibic-CNPq do grupo de pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteira.
  • Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Titular, membro do quadro permanente do PPG Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Colaboradora do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa. Pesquisadora do CNPq e orientadora do artigo.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Edição

Seção

Artigos